Facebook lança novas ferramentas para empresas. Quer ajudá-las a preparar o futuro do trabalho
Para ajudar as empresas a serem mais flexíveis e colaborativas, o Facebook lançou novas funcionalidades que passam a integrar a plataforma de comunicação interna Workplace.
O Facebook quer ajudar a tornar real a visão do “trabalho do futuro”. Esta quinta-feira, Mark Zuckerberg anunciou em direto na sua página oficial, as estratégias para apoiar o futuro do trabalho e do trabalho remoto. Entre as novidades destaca-se a integração de novas ferramentas para a plataforma de comunicação interna para empresas Workplace. O objetivo é flexibilizar e facilitar a comunicação entre os trabalhadores nas organizações, principalmente sempre que estiverem num regime de trabalho remoto.
A partir de agora, o Messenger Rooms — ferramenta de videochamadas lançada recentemente e que acomoda gratuitamente até 50 pessoas através do Facebook — passa a estar também disponível na plataforma, através do Workplace Rooms. O objetivo é promover uma maior interação entre os colegas de trabalho, mesmo à distância.
A ferramenta de transmissão de vídeos em direto Live Producer também passa a estar disponível no Workplace — agora designado Workplace Live–, abrindo possibilidade para vídeos com melhor resolução, controlo e interatividade, e ainda a ativação de legendas automáticas em seis línguas, a tradução e edição automática de legendas, e um formato de pergunta/resposta dentro da transmissão.
“O Workplace Live e o Workplace Rooms são dois novos serviços que também permitem o tipo de ligação que as pessoas sentem quando trabalham juntas fisicamente – quando o computador está livre para várias tarefas e a produtividade aumenta”, explica a empresa citada em comunicado.
A Portal, ferramenta de smart video calling, é outra das novidades. “As equipas que se ligam no Workplace através do dispositivo Portal, sentem-se mais envolvidas e imersas nas suas interações diárias, graças à câmara e ao som que a inteligência artificial do Portal permite. Mais do que comunicações assíncronas, o Portal permite que as pessoas criem relações mais fortes e gera novas oportunidades de colaboração“, garante a empresa.
O dispositivo de realidade virtual Oculus passa a estar disponível também como uma ferramenta para as empresas, promovendo uma colaboração mais interativa.
“Se o formato vídeo demonstra a força de uma disposição 2D, a realidade virtual e o Oculus for Business provam que existe um potencial imenso na experiência imersiva do 3D. […] Permite que as empresas implementem um fluxo de trabalho com realidade virtual sem interromper as operações do dia-a-dia”, explica a empresa em comunicado.
Por fim, dentro da plataforma da rede social, o Facebook vai expandir a opção “grupos” para as empresas, melhorando a conexão entre os colegas e acesso a ferramentas simples como a de mudança de turno.
“A empresa está a usar hardware e software para transformar a forma como os colegas de uma empresa se conectam remotamente. O futuro das videochamadas de trabalho é uma conectividade perfeita entre dispositivos que assegure que estão todos em contacto, e não apenas os colegas mais à vontade com a tecnologia”, sublinha o Facebook, citado em comunicado.
Criada em 2017, a plataforma de comunicação interna para empresas do Facebook já atingiu os cinco milhões de utilizadores pagos, tendo aumentado três milhões desde outubro de 2019.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Facebook lança novas ferramentas para empresas. Quer ajudá-las a preparar o futuro do trabalho
{{ noCommentsLabel }}