Queda de 5% do petróleo pressiona Galp Energia. Lisboa segue tendência europeia

Bolsas europeias caem mais de 1% devido ao aumento da tensão entre Pequim e Hong Kong. Por cá, a Galp cede mais de 2% num dia em que o barril de petróleo regista quedas de 5%.

As bolsas europeias estão a cair mais de 1%, com o agravar das tensões entre a China e Hong Kong, depois de Pequim ter imposto medidas de segurança mais restritivas no território. Por cá, a Galp Energia cede 2% com o petróleo a perder 5%.

O PSI-20, o principal índice português, recua 0,88% para 4.177,80 pontos, com 14 cotadas abaixo da linha de água. Lisboa acompanha o pessimismo que se vive nas principais praças europeias, perante o agravar das tensões entre a China e Hong Kong. O Stoxx 600, o índice de referência no Velho Continente, cede 1,2% no arranque da sessão. O alemão DAX-30 cai 1,5%, enquanto em Paris e Madrid as quedas são de 1,4% e 1,2%, respetivamente.

“A motivar esta abertura negativa estava a queda dos mercados chineses, especialmente a praça de Hong Kong. A decisão do Governo de Pequim de introduzir medidas de segurança mais restritas no território pode ter duas consequências negativas”, explicam os analistas do BPI.

“A primeira é provocar novas manifestações, como as vividas no ano passado. A segunda é que Hong Kong poderá constituir um tema de tensão entre os EUA e a China”, acrescentam.

Bolsa de Lisboa em queda

O petróleo cai 5% e deixa a Galp pressionada. As ações da petrolífera nacional desvalorizam mais de 2% para 10,21 euros, no pior desempenho no PSI-20. O barril de Brent para entrega no dia 29 de maio perde 4,63% para 34,40 dólares.

A Mota-Engil, uma das cotadas nacionais mais sensíveis ao andamento da economia mundial, recua 2,02% para 1,162 euros.

Entre os pesos pesados portugueses, destaque ainda para o BCP: as ações do banco deslizam 1,20% para 0,0909 euros.

Do lado positivo, a Sonae Capital abriu a disparar mais de 6% para 0,49 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Queda de 5% do petróleo pressiona Galp Energia. Lisboa segue tendência europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião