Faleceu o economista italiano Alberto Alesina
Aos 63 anos, Alberto Alesina foi vítima de um ataque cardíaco. Com um percurso profissional em Harvard, chegou a ser considerado um dos oito maiores economistas com menos de 40 anos.
Faleceu o economista italiano Alberto Alesina, aos 63 anos, vítima de um ataque cardíaco, avança o La Repubblica (conteúdo em italiano). Alesina era professor na Universidade de Harvard e foi autor de muito estudos e ensaios bastante influentes.
A notícia foi dada no Twitter pelo economista David Wessel, diretor do Centro Hutchin, que disse ter tido conhecimento da morte através do também economista David Cutler. Alberto Alesina faleceu vítima de um ataque cardíaco enquanto caminhava numas montanhas dos Estados Unidos, na sua terra natal.
A morte foi, entretanto, confirmada pelo Instituto Bruno Leoni (IBL), que se referiu a Alesina como um “grande economista de quem o IBL se lembra com respeito e carinho”. “Juntamo-nos à dor da família”, lê-se.
Tweet from @istbrunoleoni
Uma das muitas personalidades a reagir à notícia foi o economista francês e professor de economia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Olivier Blanchard. “Descansa em paz, Alberto Alesina, meu aluno, meu amigo. Apaixonado pela vida. Apaixonado pelo trabalho, (às vezes discutíamos, mas aprendemos um com o outro) e pela creatividade. Uma grande perda”, escreveu, num tweet.
Tweet from @ojblanchard1
Alberto Alesina nasceu em Broni, na província de Pavia, em abril de 1957, diz o jornal italiano. Em 1981 foi um dos primeiros licenciados do curso de Disciplinas Económicas e Sociais, tornando a Universidade Bocconi conhecida em todo o mundo. Cinco anos depois obteve um doutoramento em Economia na Universidade de Harvard, onde passou a maior parte da sua vida profissional. Entre 2003 e 2006 foi mesmo diretor do departamento económico daquela universidade norte-americana.
Foi considerado um dos principais especialistas em política económica do mundo e, em 1990, o L’Economist classificou-o entre os oito maiores economistas do mundo com menos de 40 anos, elegível para um futuro Prémio Nobel. Durante a sua carreira, colaborou em vários livros e artigos com o economista Francesco Giavazzi, considerado um dos seus melhores amigos.
(Notícia atualizada às 15h21 com reação do francês Olivier Blanchard)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Faleceu o economista italiano Alberto Alesina
{{ noCommentsLabel }}