Preços baixam com a pandemia. Taxa de inflação de -0,7% em maio

Em maio, a taxa de inflação fixou-se nos -0,7%, o valor mais baixo desde julho de 2014. Em abril tinha sido de -0,2%.

A taxa de inflação em Portugal baixou ainda mais em maio, atingindo os -0,7%, após ter sido de -0,2% em abril. Este é o valor mais baixo desde julho de 2014 (-0,87%), segundo a série histórica do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os números divulgados esta sexta-feira pelo INE sugerem que a crise pandémica está a ter um pressão deflacionista na economia portuguesa. Ou seja, os preços estão, no seu conjunto, a descer face ao mesmo período do ano passado.

“Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido -0,7% em maio de 2020, taxa inferior em 0,5 pontos percentuais (p.p.) à registada em abril“, esclarece o gabinete de estatísticas.

Portugal acumula assim dois meses consecutivos de inflação negativa. Também no verão passado a taxa de inflação caiu para valores negativos durante três meses, mas a queda agora registada é mais intensa.

Um dos fatores para esta descida é a forte queda dos preços do petróleo: “A taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá sido -11,2%, traduzindo uma variação ainda mais negativa que em abril (taxa de -9,4%)”, assinala o INE.

Retirando esse efeito, naquilo que se chama a inflação subjacente (excluindo também os produtos alimentares não transformados), esta baixou de -0,2% em abril para -0,4% em maio, uma redução inferior à da inflação “headline” que engloba todo o cabaz de produtos sobre o qual é ponderada a evolução dos preços.

Esta é a estimativa rápida pelo que os números poderão ser revistos a 12 de junho. De notar que para a comparação europeia, com os números do Eurostat, conta o IHPC português que fixou-se nos -0,6% em maio, bem abaixo dos -0,1% de abril.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços baixam com a pandemia. Taxa de inflação de -0,7% em maio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião