BCP conduz correção da bolsa de Lisboa após cinco sessões de ganhos

Praça bolsista segue no vermelho em linha com as pares europeias, com os investidores a aliviarem face ao otimismo que marcou as últimas sessões. O BCP é o título que mais pesa no rumo do PSI-20.

Após cinco sessões a subir, a praça bolsista nacional corrige, alinhada com o rumo das pares europeias. O otimismo dos últimos dias marcado pela reabertura das economias e do anúncio do plano de ajuda da Comissão Europeia para a Europa alivia, com os investidores de olhos agora em Donald Trump. Em Lisboa, o PSI-20 perde perto de 1%, com o BCP a ser o principal fator de pressão.

O PSI-20 desvaloriza 0,85%, para os 4.343,55 pontos, com nove títulos no vermelho, oito no verde e um inalterado: os CTT nos 2,11 euros por ação. Na Europa, o Stoxx 600 recua 0,9%.

A toada de ganhos que marcou as últimas sessões bolsistas do Velho Continente é hoje ensombrada pela expectativa dos investidores face ao discurso que o presidente dos EUA irá fazer centrado na China.

“Perante este anúncio, diversos investidores venderam, temendo que esta conferência de imprensa constitua o anúncio de sanções americanas sobre a China. Os investidores receiam que tais sanções desencadeiem retaliações por parte de Pequim (que poderiam revestir a forma de penalizações às empresas tecnológicas americanas) e que façam renascer os tempos conturbados da guerra comercial entre os dois países”, dizia o BPI no seu diário de bolsa desta sexta-feira.

Por cá, o BCP sobressaia pela negativa no arranque da sessão, interrompendo um ciclo de ganhos semanal que já ia em 11% para as suas ações. O banco liderado por Miguel Maya desvaloriza 1,58%, para os 9,95 cêntimos por ação.

Entre as perdas, destaque ainda para o recuo de 1,33% das ações da Nos, para os 3,706 euros. No setor do papel o rumo também é descende, com as ações da Altri no comendo das perdas do PSI-20, depois de ter anunciado após o fecho da última sessão uma quebra de 81%, para os 6,8 milhões euros, nos seus lucros do primeiro trimestre. O título perde 2,32%, para os 4,212 euros.

No setor da energia, a Galp também negociava no vermelho, com os seus títulos a recuarem 0,18%, para os 11 euros, no arranque da negociação lisboeta.

(Notícia atualizada às 8h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP conduz correção da bolsa de Lisboa após cinco sessões de ganhos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião