Governo prevê liquidar reembolsos de IRS até final do mês

Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital diz que já aprendeu a não se comprometer com datas, mas que o objetivo do Governo é que a liquidação do imposto aconteça ainda este mês.

O Governo antecipa pagar todos os reembolsos de IRS ainda este mês. Apesar de não se querer comprometer com uma data específica, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital Pedro Siza Vieira disse, esta terça-feira no Parlamento, esperar que a liquidação do imposto junto dos contribuintes seja feita até ao fim de junho.

Mais de quatro milhões de declarações de IRS foram entregues à Autoridade Tributária (AT), nos primeiros dois meses da campanha deste ano, ou seja, até final de maio. Contas feitas, ainda não apresentaram a Modelo 3 mais de 1,5 milhões de contribuintes portugueses, que têm agora até ao final do mês para o fazerem. Até ao momento, já foram processados reembolsos no valor de mil milhões de euros para cerca de 1,2 milhões de contribuintes.

Ao contrário do que aconteceu nos anos anteriores, o Executivo de António Costa não se comprometeu com reembolsos rápidos do imposto devido à incerteza trazida pela pandemia de coronavírus. Ainda assim, o Governo diz que se está a verificar um ritmo de execução similar ao dos anos anteriores e Siza Vieira garantiu agora querer acelerar.

O Executivo tem sido alvo de crítica pela demora já que as famílias têm visto os rendimentos afetados pela pandemia. Ainda esta segunda-feira, a Provedora de Justiça pediu ao Governo que acelere os reembolsos do IRS.

Numa comunicação dirigida ao Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, a Provedora de Justiça revelou preocupação com os contribuintes que, por terem dívidas fiscais têm visto os seus reembolsos de IRS retidos pela AT. Mas também com quem, não tendo dívidas fiscais, também se lhe tem dirigido apontando morosidade no pagamento dos seus reembolsos.

(Notícia atualizada com dados mais recentes do reembolso do IRS)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo prevê liquidar reembolsos de IRS até final do mês

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião