Por cada t-shirt, mais uma árvore plantada. Lidl adota algodão orgânico para travar crise climática

O objetivo da Plant-for-the-Planet é plantar um bilião de árvores, tendo já conseguido chegar à marca de 13,78 mil milhões de plantações, de acordo com a organização. 

Na véspera do Dia Mundial do Ambiente, que se comemora sexta-feira, 5 de junho, o Lidl lança esta quinta-feira uma nova coleção de t-shirts de algodão para crianças e adultos, em parceria com a Plant-for-the-Planet, que tem como objetivo reduzir as emissões de CO2 em todo o mundo, através da plantação de árvores, atenuando a crise climática. Por cada t-shirt vendida, será plantada uma árvore.

O objetivo da Plant-for-the-Planet é plantar um bilião de árvores, tendo já conseguido chegar à marca de 13,78 mil milhões de plantações, de acordo com o site da organização.

As t-shirts desta coleção têm o selo GOTS – Global Organic Textile Standards – que garante a rastreabilidade do algodão utilizado, desde a sua colheita, passando pelo fabrico socialmente responsável, até à rotulagem.

A Plant-for-the-Planet, é uma organização não-governamental alemã que visa sensibilizar os mais novos para a proteção ambiental, contando já com 88.000 crianças e jovens embaixadores em 74 países. Esta ONG gere uma plantação de árvores na península de Yucatán, no México, onde o clima é propício ao crescimento das mesmas, crescendo particularmente mais rápido e capturando uma maior quantidade de CO2.

Além de ajudarem a combater a crise climática, as árvores plantadas nesta região mexicana são também importantes para combater as secas, formação de desertos, erosão e ajudam a proteger áreas costeiras contra terramotos. A plantação de árvores é monitorizada cientificamente pelo Crowtherlab na ETH em Zurique.

“O Lidl tem assumido vários compromissos sustentáveis: reduzir o consumo de plástico nas embalagens de marca própria em 20% até 2025 e de integrar o máximo de plástico reciclável em 100% dessas embalagens; descontinuou a venda de plásticos descartáveis, evitando a entrada no sistema de 12,5 milhões de copos e de 5 milhões de pratos anualmente; aboliu a venda de sacos de plástico para transporte de compras em todas as lojas a nível nacional – menos 25 milhões de sacos de plástico por ano”, acrescentou o Lidl em comunicado, sublinhando também a “política de compra e venda de pescado sustentável, que tem como objetivo privilegiar a pesca e aquicultura sustentável” e o “cultivo sustentável de café, chá e cacau” em colaboração com a Fairtrade, Rainforest Alliance, Bio e UTZ, que asseguram aos consumidores que os produtos respeitam as melhores práticas de comércio justo e respeito pelo ambiente.

Até ao final de 2020, o Lidl traçou ainda a meta de transitar todos os produtos de marca própria, inclusivamente as respetivas embalagens e etiquetas compostas por celulose, para material reciclado ou para fibras virgens certificadas, para apoiar o uso mais responsável da celulose e proteger as florestas.

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