Conselho de Ministros terminou com aplausos a Mário Centeno. Costa só anunciou saída após aprovação do OE

António Costa só anunciou aos restantes ministros que Mário Centeno iria abandonar as Finanças depois de aprovado o Orçamento Suplementar. No final, todos os ministros bateram palmas a Mário Centeno.

João Leão (à esquerda) vai substituir Mário Centeno no ministério das Finanças.Hugo Amaral/ECO

Foi um dia insólito que começou com um Conselho de Ministros a aprovar o Orçamento do Estado Suplementar e que terminou com esse mesmo Orçamento a ser apresentado ao final do dia por dois ministros das Finanças lado a lado: o indigitado (João Leão) e o demissionário (Mário Centeno).

O ECO soube de fonte próxima do Governo que António Costa esperou pelo final do Conselho de Ministros desta manhã, e pela aprovação do Orçamento do Estado Suplementar, para anunciar a saída de Mário Centeno. Após o anúncio, os ministros, todos sem exceção, aplaudiram o ainda ministro as Finanças. Foi um momento de alguma emoção no Palácio da Ajuda, conta quem lá esteve.

Foi um sinal de reconhecimento daquele que foi o primeiro Ministro das Finanças em democracia a conseguir equilibrar as contas públicas. Centeno contribuiu ainda para baixar os juros da dívida pública para mínimos históricos e, segundo o balanço feito pelo próprio esta manhã, “os números certos sempre fizeram parte deste trajeto e sempre estiveram certos”.

Mas nem em todos os 1.664 dias que passou no Governo — contabilização de dias feita pelo próprio esta manhã no final do Conselho de Ministros — foram de sintonia com os restantes membros do Governo. Em vários momentos, a política de cativações e o controlo da despesa provocaram mal estar entre os colegas de Governo e de partido.

No final de 2019, quando se preparava o Orçamento do Estado para este ano, Ana Catarina Mendes e Carlos César — dois nomes de peso no partido e próximos de António Costa — apontaram falhas à estratégia de financiamento para a Saúde e defenderam que deveria ser prioridade no Orçamentos seguinte. Mas esta terça-feira, a líder da bancada parlamentar do PS não poupou elogios a Mário Centeno: “foi o melhor ministro das Finanças de Portugal de sempre”.

Mário Centeno vai ser substituído no cargo pelo atual secretário de Estado do Orçamento, e a tomada de posse será na próxima segunda-feira. Será já João Leão a discutir na Assembleia da República o Orçamento Suplementar que foi aprovado esta terça-feira em Conselho de Ministros. Mário Centeno também abandona a 13 de julho a presidência do Eurogrupo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Conselho de Ministros terminou com aplausos a Mário Centeno. Costa só anunciou saída após aprovação do OE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião