Just Eat supera Uber e compra Grubhub por 7,3 mil milhões de dólares

  • ECO
  • 12 Junho 2020

O serviço de take-away europeu venceu a Uber na corrida à compra da Grubhub. Agora, fundindo-se com a app norte-americana, vai criar o maior serviço de entrega de refeições fora da China.

A Just Eat Takeaway.com vai comprar a Grubhub por 7,3 mil milhões de dólares (6,43 mil milhões de euros), avança o The Guardian (conteúdo em inglês). O negócio, que ainda tem de ser votado pelos acionistas de ambas as empresas, combina uma das principais plataformas de entrega de refeições europeias com uma das principais aplicações do mesmo tipo no mercado norte-americano.

Esta fusão acontece depois de, como foi noticiado, também a Uber ter tentado comprar a Grubhub. Uma vez concluído a operação, as duas empresas em conjunto passarão a representar o maior serviço de entrega de refeições do mundo, fora da China.

Em maio, a imprensa internacional revelou que a Uber, que detém a Uber Eats, tinha feito uma oferta para comprar a concorrente Grubhub. A Just Eat Takeaway.com terá levado a melhor e confirma agora que vai adquirir a app norte-americana, passando a operar também naquele mercado, para além do europeu. A Just Eat vai pagar 75,15 dólares (66,2 euros) por ação da Grubhub e será proprietária de 70% do novo grupo. Os acionistas da Grubhub deterão os restantes 30% da nova empresa, segundo o The Guardian.

O mercado das entregas de refeições ao domicílio ganhou uma nova dinâmica por causa da pandemia do coronavírus.Matthew Horwood/Getty

Jitse Groen, fundador da Just Eat Takeway.com, descreve-se a si e ao responsável da Grubhub, Matt Maloney, como “dois veteranos” da entrega de alimentos, referindo que arrancaram com os seus negócios em diferentes continentes. “Acreditamos firmemente que apenas empresas com crescimento lucrativo e de alta qualidade são sustentáveis neste setor”, considerou Groen.

Quando a Grubhub foi fundada, o serviço de take-away não existia nos Estados Unidos, recordou Matt Maloney. “Combinar as empresas que iniciaram tudo isto significa que duas startups pioneiras se tornaram líder mundial”, disse. No ano passado, as duas empresas receberam 593 milhões de pedidos e contam com mais de 70 milhões de clientes ativos em todo o mundo, calcula o jornal britânico.

Quanto vale uma notícia? Contribua para o jornalismo económico independente

Quanto vale uma notícia para si? E várias? O ECO foi citado em meios internacionais como o New York Times e a Reuters por causa da notícia da suspensão de António Mexia e João Manso Neto na EDP, mas também foi o ECO a revelar a demissão de Mário Centeno e o acordo entre o Governo e os privados na TAP. E foi no ECO que leu, em primeira mão, a proposta de plano de recuperação económica de António Costa Silva.

O jornalismo faz-se, em primeiro lugar, de notícias. Isso exige investimento de capital dos acionistas, investimento comercial dos anunciantes, mas também de si, caro leitor. A sua contribuição individual é relevante.

De que forma pode contribuir para a sustentabilidade do ECO? Na homepage do ECO, em desktop, tem um botão de acesso à página de contribuições no canto superior direito. Se aceder ao site em mobile, abra a 'bolacha' e tem acesso imediato ao botão 'Contribua'. Ou no fim de cada notícia tem uma caixa com os passos a seguir. Contribuições de 5€, 10€, 20€ ou 50€ ou um valor à sua escolha a partir de 100 euros. É seguro, é simples e é rápido. A sua contribuição é bem-vinda.

António Costa
Publisher do ECO

5€
10€
20€
50€

Comentários ({{ total }})

Just Eat supera Uber e compra Grubhub por 7,3 mil milhões de dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião