Hoje nas notícias: Novo Banco, Banco de Portugal e inspeções

  • ECO
  • 16 Junho 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O contrato de venda do Novo Banco ao Lone Star e a substituição do governador do Banco de Portugal continuam a estar entre as manchetes dos principais jornais nacionais. Destacam-se ainda os automóveis a circular sem inspeção e a modernização da Administração Pública. Entre as notícias empresariais, está ainda a compra da Biosog por dois sócios de Famalicão.

Pandemia garante injeção no Novo Banco em 2021

A possibilidade de o Novo Banco precisar de uma injeção adicional de capital, lançada pelo CEO António Ramalho, causou estupefação a Marcelo Rebelo de Sousa, mas o contrato de venda do banco ao Lone Star já o previa. É feita a ressalva de que num “cenário de extrema adversidade”, como uma pandemia, as contas da instituição possam ser compensados por uma injeção automática do Estado para repor a solidez. Ou seja, a instituição financeira tem garantida nova injeção já em 2021. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

PAN acusa Costa e PS de “dificuldade em travar” conflitos de interesse

O líder do PAN, André Silva, não concorda que o antigo ministro das Finanças, Mário Centeno, ocupe o cargo de governador do Banco de Portugal sem cumprir um período de nojo entre o exercício de funções governativas e o desempenho do cargo no regulador. O porta-voz do partido destaca que “António Costa e o Partido Socialista têm uma habitual dificuldade em travar problemas relacionados com conflitos de interesse”. Leia a notícia completa no I (link indisponível).

Covid-19 acelera modernização da Administração Pública

A secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa, Fátima Fonseca, garante que a transformação digital que está a acontecer fruto da pandemia de Covid-19 veio acelerar as mudanças e veio para ficar. “Os dirigentes responderam ao desafio para que colocassem em prática um dispositivo de apoio para conseguir funcionar num ambiente de crise, mais digital”, garante a responsável, apontando a “automobilização da Administração Pública. Fátima Fonseca adianta ainda que o objetivo é ter pelo menos 17 mil funcionários no trabalho à distância até ao final da legislatura, ou seja, 2023. Leia a notícia completa no Dinheiro Vivo (acesso livre).

Milhares de carros a circular sem inspeção

O parque automóvel nacional tem 6,4 milhões de veículos registados e cerca de 10%, 640 mil, estão a circular sem a inspeção periódica devido à pandemia de Covid-19. A prevenção rodoviária garante que o parque automóvel suporta o prolongamento de prazo. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Dupla de Famalicão compra Biosog por 2,2 milhões

Dois sócios de Famalicão compraram, a 4 de junho, a produtora de detergentes Biosog, à Trivalor por cerca de 2,2 milhões de euros. A dupla de Famalicão inclui Jorge Gonçalves, acionista do grupo TMG e da plataforma de jogos online casinoportugal.pt, e Luís Rego, que gere a Regoldi. A empresa “que aposta forte na hotelaria, ganhou a corrida a uma multinacional espanhola, a Proquimia, e vai continuar a produzir produtos de higiene e segurança dadas as circunstâncias atuais da Covid-19”, explicaram. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (link indisponível).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Novo Banco, Banco de Portugal e inspeções

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião