Pandemia trouxe oportunidades de negócio a 25% dos investidores no Porto

Um em cada quatro investidores viram nesta crise uma oportunidade de negócio, sendo os investidores externos os que mais identificam novas oportunidades na cidade do Porto.

Apesar do forte impacto do Covid-19, a pandemia trouxe novas oportunidades de negócio para 25% dos investidores na cidade do Porto. Com a retoma gradual da economia, 81% das empresas admitem que já estão a operar normalmente, de acordo com um estudo realizado pelo município.

Serviços de consultoria, empresas tecnológicas e serviços partilhados foram as áreas onde se concentraram as novas oportunidades, principalmente por parte de investidores externos. O estudo aponta ainda que um em cada três investidores prevê expandir a sua presença no Porto, sendo que o setor das tecnologias da informação e comunicação (TIC) e os investidores externos lideram nas intenções de novos investimentos.

O choque provocado pelo Covid-19 afetou mais as microempresas, o setor da hotelaria e turismo e os investidores nacionais. O setor menos afetado foram as TIC, onde as perdas foram residuais, segundo o estudo, que foi realizado entre os dias 19 de maio e 5 de junho.

Metade das empresas inquiridas no questionário (51%) mantém a intenção continuar a recrutar pessoal, mas 21% adiou novas contratações. Sendo o setor menos afetado pela pandemia, 67% das empresas TIC prevê continuar a contratar, contrariamente ao setor da hotelaria e turismo, onde apenas 25% das empresas mantém a intenção de recrutar pessoal nos próximos tempos.

O estudo, que contou com a participação de 65 empresas que empregam mais de 4.000 colaboradores e geraram um volume de negócios superior a 768 milhões de euros em 2019, revela ainda que quanto menor a dimensão das operações, maiores as perdas associadas à pandemia. A maioria dos investidores registou perdas ligeiras devido à Covid-19, inferiores a 30%, embora cerca de 15% tenha visto a sua atividade reduzida para menos de metade.

Para manter a máquina a funcionar, oito em cada dez empresas adotaram o regime de teletrabalho como resposta ao Covid-19. A adesão ao trabalho remoto foi ainda maior junto das grandes empresas, de acordo com o estudo “Porto: Covid-19 Business Continuity Survey”, elaborado pela InvestPorto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pandemia trouxe oportunidades de negócio a 25% dos investidores no Porto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião