Facebook vai permitir “desligar” propaganda política no feed

A poucos meses das presidenciais nos EUA, o Facebook vai permitir aos utilizadores optarem por não ver anúncios políticos na rede social e também no Instagram. Planeia lançar a opção noutros países.

O Facebook vai permitir aos utilizadores nos EUA optarem por deixar de ver propaganda política nos seus feeds na rede social. Esta maior flexibilidade aos utilizadores faz parte de um conjunto de medidas mais alargado para preparar a campanha das presidenciais norte-americanas marcadas para novembro.

“A partir de hoje [terça-feira] para algumas pessoas e a lançar para toda a gente nos EUA ao longo das próximas semanas, vai ser possível desligar todas as campanhas de assuntos sociais, eleitorais e políticos de candidatos ou outras organizações”, avançou o Facebook num comunicado. A opção também estará disponível para o Instagram.

Apesar de esta flexibilidade não ser disponibilizada em Portugal, a notícia pinta-se de relevância depois de a rede social Twitter ter decidido, em outubro do ano passado, banir toda a publicidade política da plataforma. O Facebook, que gera receitas das campanhas publicitárias que apresenta na rede social, tem rejeitado seguir o mesmo caminho da empresa concorrente.

A empresa garante, contudo, que tenciona disponibilizar esta nova opção “noutros países” onde esteja em vigor a discriminação de anúncios sociais e políticos no Facebook, um tipo de campanhas que passaram a ter regras mais apertadas nos últimos anos. Portugal é um dos países em que existe esse regime diferenciado para a publicidade financiada por organizações como partidos políticos, por exemplo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Facebook vai permitir “desligar” propaganda política no feed

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião