Corticeira compra mais 30% de empresa sueca. Fica com a totalidade

A Corticeira Amorim comprou mais 30% da produtora sueca de tops de madeira para rolhas capsuladas, utilizadas por grupos da indústria de bebidas espirituosas.

A Corticeira Amorim adquiriu, através da participada Amorim Bartop, mais 30% da empresa sueca Elfverson & Co AB. Com esta operação, a empresa portuguesa fica assim com a totalidade da produtora de tops de madeira para rolhas capsuladas, utilizadas por grupos da indústria de bebidas espirituosas, sendo que tinha já adquirido 70% em janeiro de 2018.

Estes 30% que sobravam da empresa Elfverson & Co AB eram detidos por uma sociedade sueca, que, nos termos do acordo celebrado em janeiro de 2018, acionou a sua opção de venda por um montante de 1,92 milhões de euros, adianta a Corticeira Amorim, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Na altura, a empresa portuguesa adquiriu 70% do capital social da Elfverson por 5,5 milhões de euros. No acordo, ficou definido que “sobre os restantes 30% recai uma opção de venda por parte da vendedora (a sociedade sueca Vätterledens Invest AB) e uma opção de compra por parte da Amorim Bartop – Investimentos e Participações, S.A., exercíveis a partir de 2020”.

No primeiro trimestre deste ano, o lucro da Corticeira Amorim aumentou 6,8% para 19,9 milhões de euros, em termos homólogos. Já as vendas registaram uma subida de 0,7%, para 203,7 milhões, também face ao ano anterior, ainda sem sentir o impacto da pandemia de Covid-19 no volume de negócios, adiantou a empresa, no mês passado.

(Notícia atualizada às 17h55)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Corticeira compra mais 30% de empresa sueca. Fica com a totalidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião