Governo aprova benefícios fiscais a quatro empresas que vão criar 426 empregos

Governo vai dar incentivos ficais a quatro empresas que prometem investir 249 milhões de euros e criar 426 novos postos de trabalho até 2023.

O Governo vai dar incentivos fiscais a quatro empresas — DS Smith Paper Viana, Hilodi, Kirchhoff Automotive Portugal e Maap – MA Automotive Portugal — que têm projetos de investimento de 249 milhões de euros e se comprometem a criara 426 novos postos de trabalho.

O Governo aprovou no Conselho de Ministros desta quinta as minutas referentes aos contratos fiscais de investimento a celebrar entre o Estado Português e quatro empresas, “cujos projetos representam particular interesse para a economia nacional. Serão investidos 249 milhões de euros e criados 426 novos postos de trabalho até 2023”, revelou o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas.

O investimento mais avultado é assegurado pela DS Smith Paper Viana com um projeto de 107,5 milhões de euros, mas que promete criar apenas dez novos postos de trabalho até 2023. Este grupo britânico vendeu em 2018 a fábrica que tinha em Ovar para comprar a fabricante espanhola de papel e cartão Europac por 1,9 mil milhões de euros. Ficou com as fábricas em Sintra, Leiria, Figueira da Foz, Gondomar e Viana do Castelo.

Já a Hilodi – Historic Lodges & Discoveries propõe-se a investir 102,8 milhões de euros e criar 313 postos de trabalho até 31 de dezembro do próximo ano. Esta empresa de organização de atividades de animação turística é a responsável pela transformação dos armazéns vazios, no centro histórico de Vila Nova de Gaia, para dar lugar a três museus: um dedicado à cortiça, outro ao vinho e ainda outro à moda e ao design. O projeto turístico arrancou no início do ano passado e representava um investimento global de 38,01 milhões de euros, que, na altura, fazia da Hilodi a maior beneficiária dos financiamentos à reabilitação urbana através do IFRRU 2020.

No setor automóvel surge o projeto de investimento da Kirchhoff Automotive Portugal de 27,3 milhões de euros que prevê a criação de 30 postos de trabalho até 31 de dezembro de 2021. Mas também da Maap – MA Automotive Portugal que tem um projeto de investimento de 12,2 milhões de euros e promete criar 73 postos de trabalho também até ao final do próximo ano.

Tanto a Hilodi como a Kirchoff Automotive Portugal já tinham assinado, no início do ano, contratos de incentivos financeiros ao investimento com a Aicep

Estes incentivos fiscais normalmente traduzem-se por crédito de imposto, em sede de IRC e isenção de IMT (Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis) e imposto de selo. Mas o comunicado do Conselho de Ministros é omisso quanto ao tipo de incentivos oferecido.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo aprova benefícios fiscais a quatro empresas que vão criar 426 empregos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião