UE dá financiamento extra para transporte de produtos médicos, equipas médicas e doentes

Foram disponibilizados 220 milhões de euros para apoiar os Estados-membros no transporte de bens, equipamento e doentes. Os países já podem apresentar os pedidos à Comissão Europeia.

Os países da União Europeia (UE) têm um novo mecanismo para obter apoios para despesas médicas derivadas da pandemia. A partir de agora, os Estados-membros podem pedir financiamento adicional para o transporte de bens essenciais, equipas médicas e doentes afetados pelo coronavírus, através do Instrumento de Apoio de Emergência.

Para estes apoios foram disponibilizados 220 milhões de euros, sendo que, no âmbito de uma operação piloto, já foram entregues mais de sete toneladas de equipamento de proteção individual à Bulgária, adianta o boletim Informativo da representação da Comissão Europeia em Portugal. Depois desta entrega, “seguir-se-ão outras operações nas próximas semanas”, garantiu o Comissário responsável pela Gestão de Crises, Janez Lenarčič.

Os Estados-Membros já podem apresentar os pedidos à Comissão, sendo que foram apresentados esta quarta-feira os procedimentos e critérios para solicitar o financiamento no âmbito do Pacote Mobilidade. “O Instrumento de Apoio de Emergência permite encaminhar o equipamento médico vital para onde é necessário e presta apoio aos Estados-Membros para o transporte de pessoal médico ou o acolhimento de doentes de outros Estados-Membros”, acrescentou.

O Instrumento de Apoio de Emergência onde estes apoios se inserem, é dotado de um orçamento de 2.700 milhões de euros e foi ativado a 16 de abril de 2020. A iniciativa vem juntar-se ao apoio já disponível através do Mecanismo de Proteção Civil da UE e dos fornecimentos de equipamento de proteção através do sistema rescEU.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE dá financiamento extra para transporte de produtos médicos, equipas médicas e doentes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião