5 coisas que vão marcar o dia
António Costa e os chefes de Estado da União Europeia vão discutir hoje o Fundo de Recuperação europeu. Por cá, continua a discussão do Orçamento Suplementar.
O destaque do dia vai para a reunião do Conselho Europeu: apesar de não ser expectável uma decisão, é aqui que arranca o debate oficial sobre o Fundo de Recuperação europeu de 750 mil milhões de euros proposto pela Comissão Europeia. Além disso, esta sexta-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE) e o Banco de Portugal medem o pulso à economia numa altura em que o país está numa fase mais avançada do desconfinamento.
Conselho Europeu começa a discutir Fundo de Recuperação
Após a apresentação da proposta da Comissão Europeia para o Fundo de Recuperação europeu pós-pandemia e o próximo Quadro Financeiro Plurianual (QFP 2021-2027), chega o momento do Conselho Europeu discutir o tema e tentar chegar a um acordo. Esta sexta-feira realiza-se uma videoconferência dos chefes de Estado dos Estados-membros da União Europeia, presidida por Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, que será focada neste tema.
INE e BdP medem pulso à retoma da economia
O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga a síntese económica de conjuntura relativa a maio e o Banco de Portugal também vai divulgar os indicadores coincidentes desse mesmo mês, o que vai permitir medir o pulso à intensidade da recuperação da economia após a fase de estado de emergência. A síntese económica de conjuntura de abril revelou “uma forte contração da atividade económica”. Já os indicadores coincidentes, no mesmo mês, para a atividade económica e para o consumo privado apresentaram “reduções acentuadas” na sequência da crise pandémica.
E como estão as empresas após um mês inteiro de desconfinamento?
O último Inquérito Rápido e Excecional às Empresas feito pelo INE, em colaboração com o BdP, foi divulgado a 2 de junho e referia-se à segunda quinzena de maio, período em que decorriam as primeiras fases de desconfinamento em Portugal. Os resultados já mostravam uma “melhoria ligeira” da situação das empresas, “refletindo o levantamento progressivo das medidas de contenção da pandemia”. Esta sexta-feira é divulgado o inquérito relativo à primeira quinzena de junho, o qual deverá mostrar a dimensão dessa melhoria um mês após o desconfinamento ter começado.
Audições do Orçamento Suplementar e interpelação do PCP
Esta sexta-feira de manhã, o PCP faz uma interpelação ao Governo sobre “proteção, direitos e salários dos trabalhadores, no atual contexto económico e social”. De tarde, às 15h, os secretários de Estado do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social explicam o Orçamento Suplementar, que foi aprovado esta semana na generalidade, aos deputados numa audição na especialidade. Na próxima semana seguem-se os secretários de Estado do Ministério da Economia e os do Ministério das Finanças.
Acionistas da Nos aprovam dividendos
Os acionistas da Nos reúnem-se esta sexta-feira por videoconferência para aprovar dividendo de 27,8 cêntimos. A empresa de telecomunicações vai assim distribuir 143,2 milhões de euros em dividendos, mantendo a remuneração que tinha sido anunciada quando apresentou os resultados de 2019, independentemente da crise pandémica. No ano passado, o dividendo tinha sido de 35 cêntimos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}