Saudades do escritório? Esta aplicação do Teams permite andar de sala em sala e interagir com os colegas

A plataforma InStation, desenvolvida pela Invillia, recria o ambiente de escritório físico num mundo virtual para o Microsoft Teams. Permite andar de sala em sala e até abrir e fechar portas.

O trabalho remoto é a nova tendência do mundo laboral, mas a distância fez reduzir as relações interpessoais e a interação entre colegas. Para mitigar este problema, a empresa brasileira de software Invillia criou uma plataforma que simula o escritório físico no mundo virtual.

A pandemia forçou muitas empresas a voltarem-se para ferramentas de chat, voz e videochamadas. Porém, a solução da Invillia dá um passo em frente, permitindo criar uma representação virtual das várias áreas da empresa, desde departamentos inteiros a salas de reuniões, gabinetes ou mesmo a copa.

Assente numa aplicação para o Microsoft Teams, o escritório virtual, que a multinacional brasileira chamou de InStation, torna possível entrar ou sair de uma sala, interagir com colegas ou mesmo com outras empresas. Tal como acontece presencialmente num escritório.

A plataforma InStation simula num ambiente virtual as várias divisões que a empresa tem no escritório físico.DR

“Desenvolvemos o InStation porque não encontrámos nenhuma ferramenta que respondesse ao que queríamos — ter um ambiente onde todos nos pudéssemos encontrar sem qualquer barreira geográfica. Que priorizasse a sensação de estar lado a lado mesmo a quilómetros de distância. Numa resposta mais humana para algo que descobrimos há muitos anos: não é uma chamada por videoconferência que nos mantém envolvidos, conectados e, principalmente, inspirados”, explica Renato Bolzan, líder da Invillia, citado em comunicado.

Segundo a empresa, neste “edifício virtual” é destinada uma sala a cada equipa e cada trabalhador é identificado por uma foto de perfil, podendo deslocar-se pelo “escritório”, comunicar com os colegas individualmente ou em grupo. É ainda possível encontrar uma “porta fechada” quando uma determinada sala está encerrada ou o utilizador não tem permissão de acesso. Assim, é possível manter a porta de uma sala “aberta” ou “fechada”, dependendo de casa situação, uma configuração que também está disponível em ferramentas de comunicação como o Zoom ou Slack.

Esta plataforma digital é gratuita durante os primeiros dois meses, através do Marketplace Microsoft, e o preço máximo é de 1,9 dólares por utilizador por mês (cerca de 1,6 euros). Inclui suporte, adicionado à licença do Microsoft Teams.

O InStation permite ainda armazenar dados sobre o desempenho dos trabalhadores e medir métricas, cruzar dados, descobrir tendências e padrões, contribuindo para uma melhor gestão do tempo e da produtividade das equipas. Antes do lançamento oficial, o InStation foi distinguido no Microsoft Teams Challenge como a melhor solução da América Latina para colaborar remotamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Saudades do escritório? Esta aplicação do Teams permite andar de sala em sala e interagir com os colegas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião