Vodafone cria kit Covid com tablet e até botão de pânico. Disponibiliza-o a doentes internados em casa

A Vodafone está a desenvolver kits para doentes com Covid-19 que possam ser tratados em casa. Incluem tablet, termómetro, oxímetro, medidor de tensão, balança e até botão de pânico.

O número de casos de Covid-19 em Portugal continua a subir, mas a esmagadora maioria dos doentes fica a recuperar da doença a partir de casa. A pensar nesta solução de hospitalização domiciliária, a Vodafone, em conjunto com uma equipa médica do Hospital Garcia de Orta, desenvolveu uma solução de apoio à telemedicina que passa pelo fornecimento de “kits” com equipamentos médicos que podem ser usados pelos doentes durante o tratamento em casa.

“Na prática, os doentes infetados com Covid-19 que, após receberem tratamento hospitalar, cumpram os requisitos médicos para continuar a terapêutica em casa, levam consigo um kit médico: um tablet, um termómetro, um oxímetro, um medidor de tensão, uma balança, um glucómetro e um botão de pânico, para que possam sentir-se sempre acompanhados por um profissional de saúde ou por um cuidador profissional”, informa a Vodafone num comunicado.

A operadora não revela o número de kits que já foram fornecidos. Aponta, contudo, que a solução já está a ser usada para “ajudar as vítimas da pandemia” nos hospitais Garcia de Orta (Almada) e de Santa Maria (Lisboa). O kit é fornecido aos doentes que ficam internados em casa, sendo devolvidos após a confirmação de que recuperaram da doença.

“Todos os sensores estão ligados a um health hub, não precisam de ser emparelhados e ligam-se automaticamente, não exigindo conhecimentos técnicos aos utilizadores. A solução funciona mesmo se o tablet estiver desligado ou sem bateria. A ‘enfermeira virtual’ dá todas as indicações necessárias para garantir que a monitorização do estado de saúde do doente é efetuada de forma correta”, explica a Vodafone.

Esta solução já estava a ser desenvolvida antes da pandemia e, em março, a fase piloto já estava em curso, na altura em que foram implementadas as restrições do estado de emergência para tentar travar o surto em Portugal. “Com o intensificar da pandemia”, aponta a Vodafone, “a mesma foi imediatamente adotada para dar resposta às necessidades da atual conjuntura”.

Na perspetiva da empresa liderada por Mário Vaz, estas tecnologias associadas à Internet of Things (IoT) permitem aos hospitais “anteciparem o regresso a casa dos pacientes infetados”, garantindo “um acompanhamento médico remoto permanente e uma monitorização em tempo real da evolução do estado de saúde dos doentes”. Um exemplo de como a tecnologia está a apoiar o combate à pandemia, evitando a sobrecarga dos sistemas de saúde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vodafone cria kit Covid com tablet e até botão de pânico. Disponibiliza-o a doentes internados em casa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião