5 coisas que vão marcar o dia

Serão conhecidos os candidatos ao Eurogrupo, as minutas da última reunião do BCE e os testes de stress à banca dos EUA. Na Lufthansa, os acionistas decidem se aceitam ou não a ajuda do Estado alemão.

O sucessor de Mário Centeno deverá estar entre os nomes que serão conhecidos esta quinta-feira quando os ministros das Finanças entregarem as suas cartas de motivação. Na Zona Euro, conhecem-se as minutas da última reunião de política monetária do BCE e os acionistas da Lufthansa decidem se aceitam ou não a ajuda do Estado alemão. Será também conhecido o resultado dos testes de stress realizados à banca norte-americana.

Conhecidos os candidatos ao Eurogrupo

Com a saída de Mário Centeno de ministro das Finanças, e consequentemente a decisão de não se recandidatar à presidência do Eurogrupo, o grupo informal dos ministros das Finanças da Zona Euro têm de escolher um sucesso. Esta quinta-feira termina o prazo para que os candidatos enviem as cartas de motivação que formalizam as suas candidaturas a presidente do Eurogrupo. A eleição deverá acontecer a 9 de julho, antes de terminar o mandato de Centeno a 15 de julho.

BCE divulga minutas da reunião onde reforçou “bazuca” monetária

O Banco Central Europeu (BCE) vai divulgar as minutas da reunião em que reforçou o seu programa de emergência de compra de ativos públicos e privados em 600 mil milhões de euros, alargando para 1,35 biliões de euros o poder de fogo deste mecanismo. Além disso, estendeu ainda em mais seis meses a duração deste programa. As minutas poderão revelar alguns dos pormenores sobre como o BCE vê a evolução da política monetária e da economia da Zona Euro.

Quão sólidos estão os bancos dos EUA?

Esta quinta-feira será dia de perceber quão sólidos estão os bancos norte-americanos. Os gigantes do setor foram alvo de um teste de stress por parte da Reserva Federal dos EUA que irá dar a conhecer quem falhou nos cenários mais adversos, parecido àquele que o mundo vive à luz da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.

CMVM apresenta relatório anual de 2019

O regulador dos mercados financeiros divulga o relatório anual de 2019. No ano anterior, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) fechou o ano com um resultado positivo de 127 mil euros, o que comparava com os 1,4 milhões de euros de 2017. Ao todo, as coimas valeram 2,17 milhões de euros em 2018, o valor mais elevado desde 2006.

Acionistas da Lufthansa pronunciam-se sobre ajuda estatal

Esta quinta-feira há assembleia-geral na companhia aérea alemã que, a par da TAP, é uma das poucas transportadoras que ainda não recebeu apoio do Estado. Hoje os acionistas pronunciam-se sobre o acordo para uma ajuda estatal à companhia de nove mil milhões de euros, o que tornará o Estado alemão no maior acionista. No primeiro trimestre do ano, a empresa registou um prejuízo líquido de 2.100 milhões de euros.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião