Portuguesa Replai capta 1,1 milhões. Bright Pixel lidera

Startup que usa inteligência artificial para criar short-videos de forma automática aplica esta tecnologia à indústria dos e-sports. Quer usar investimento para entrar no Reino Unido e nos EUA.

A equipa da Replai.D.R.

A startup portuguesa Replai, que usa inteligência artificial para criar short-videos de forma automática e aplica esta tecnologia na indústria dos e-sports, levantou uma ronda seed de investimento no valor de 1,1 milhões de euros. O financiamento foi liderado pela Bright Pixel e contou ainda com a participação da Ideias Glaciares, da Clever Advertising e de business angels, membros de empresas de referência a nível internacional no mundo do gaming e de apps como a Playrix, a Nekki, a Aptoide e a Dashdash ou os fundadores da Unbabel.

Em comunicado, a empresa anuncia que o financiamento será usado para desenvolver o negócio, fazer crescer a equipa e, também, para a expansão internacional para os mercados do Reino Unido e dos Estados Unidos, “prioritários, dada a relevância que os e-sports têm nessas geografias”. Esta indústria valeu, a nível global, mais de mil milhões de dólares em receitas em 2019, de acordo com o 2019 Global Esports Market Report da Newzoo.

Fundada em 2019 por João Costa e Francisco Pacheco, a plataforma da Replai torna automática a criação de vídeos de curta duração a partir de qualquer lifestream da competição — os algoritmos de inteligência artificial analisam e selecionam, de forma quase instantânea, os principais destaques de vídeos mais longos –, com o objetivo de “maximizar audiências e gerar valor para patrocinadores e anunciantes”.

“As previsões apontam que a indústria dos e-sports irá, em breve, suplantar a dos desportos ditos tradicionais. No entanto, as oportunidades de monetização ainda estão muito aquém de outros setores como o do mobile gaming – que, em 2019, gerou mais de 100 mil milhões de dólares em receitas [The State of Mobile 2020, App Annie], por exemplo”, exemplificam os fundadores da startup, considerando que a missão da Replai “passa por ajudar as empresas de e-sports a tirar partido desta mudança de paradigma e a monetizar os seus conteúdos”.

Para a Bright Pixel, liderar a ronda de investimento reforma a aposta em tecnologia emergentes pelo fundo português. “A Replai destaca-se pela sua tecnologia de inteligência artificial, que viabiliza a criação e a distribuição automática de vídeos de curta duração, sendo esta necessidade transversal a qualquer área de atividade que faça uso do vídeo como meio de comunicação”, detalha Benjamin Júnior, cofundador e membro da equipa de investimentos da Bright Pixel.

A startup portuguesa conta com uma equipa de cerca de uma dezena de trabalhadores e tem como advisors personalidades que fazem parte nomes como a EA Sports, a Google e o WhatsApp, adianta ainda o comunicado.

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