CP perde 12 milhões de euros por mês por causa da pandemia

Atualmente, maioria dos comboios não circula com lotação acima do permitido. Ainda assim, está a ser estudada uma reformulação dos horários para permitir um reforço da capacidade.

A CP – Comboios de Portugal está a perder cerca de 12 milhões de euros por mês, com os efeitos da pandemia, sendo que o que pesa mais é a quebra voluntária na procura, sabe o ECO. Os gastos derivados dos trabalhos impostos pela Covid-19, nomeadamente a desinfeção dos comboios, também pressionam as contas da transportadora.

A empresa já gastou mais de um milhão de euros em operações motivadas pela pandemia, em termos de trabalhos extraordinários, visto que a desinfeção, por exemplo, está a ser feita pelas empresas com quem a CP já trabalhava. A redução de faturação foi mais pesada no mês passado, ao rondar os 20 milhões de euros, estando agora mais baixa.

A companhia já está a operar com 100% da oferta disponível, mas não há capacidade para aumentar o número de comboios em circulação. Ainda assim, atualmente, a lotação não atinge os dois terços, estabelecidos para permitir distanciamento social, na maioria dos comboios, adiantou o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, em declarações aos jornalistas, esta segunda-feira.

Apesar de a lotação não ser atingida na maior parte dos comboios, a situação na linha de Sintra motiva um olhar mais próximo, até porque antes da pandemia já circulava acima da capacidade. Por isso, está a ser estudada uma alteração dos horários, com a CP e a Infraestruturas de Portugal, de forma a permitir reforçar a capacidade, que durará alguns meses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CP perde 12 milhões de euros por mês por causa da pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião