Preços voltam a subir em Portugal. Inflação em junho ficou nos 0,2%

Depois da queda em maio, os preços voltaram a subir em junho, com a taxa de inflação a ficar nos 0,2%, segundo o INE.

Depois da queda em maio, os preços voltaram a subir em junho, com a taxa de inflação a ficar nos 0,2%, de acordo com os dados provisórios publicados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

“Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido 0,2% em junho de 2020, taxa superior em 0,9 pontos percentuais à registada em maio”, revela o gabinete de estatísticas.

Em maio, a taxa de inflação foi negativa em 0,72%, o que quer dizer que os preços no consumidor decresceram naquele mês perante o impacto económico da pandemia.

Relativamente ao mês anterior o IPC terá aumentado 0,9% (em maio, a variação mensal foi -0,4% e em junho de 2019 tinha sido nula), refere ainda o INE.

Os dados definitivos referentes à taxa de inflação do mês de junho serão publicados no próximo dia 10 de julho.

Entretanto, na Zona Euro, a taxa de inflação anual terá ficado nos 0,3% em junho, o que marca uma aceleração dos preços face ao mês de maio, quando subiram apenas 0,1%, segundo o Eurostat.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços voltam a subir em Portugal. Inflação em junho ficou nos 0,2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião