Ensino superior com 2.370 vagas para alunos do profissional. Dispensam exame, mas há provas

  • ECO
  • 11 Julho 2020

O Governo abriu 2.370 vagas no ensino superior direcionadas a alunos do ensino profissional. Dispensam a realização de exame nacional, mas é necessário superar provas já marcadas para o final do mês.

O próximo ano letivo contará com 2.370 vagas no ensino superior, abrangendo 456 licenciaturas, direcionadas a alunos do ensino profissional, noticia o Público (acesso condicionado). Estas vagas fazem parte do novo regime especial de acesso ao ensino superior para alunos dos cursos profissionais e dispensam o exame nacional.

Em vez do exame, os candidatos terão provas que têm em conta as especificidades das respetivas formações. Para tal, foram criados três consórcios de instituições de ensino superior que asseguram a realização destas provas a 21, 22 e 23 de julho na região Centro, e 24 de julho nas regiões Norte e Sul.

O novo regime foi anunciado pelo Governo em novembro do ano passado. O mote deste novo regime é o de reduzir as desigualdades no acesso ao ensino superior, uma medida que faz parte do Contrato para a Legislatura até 2023.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ensino superior com 2.370 vagas para alunos do profissional. Dispensam exame, mas há provas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião