Piloto da app de “contact tracing” vai ser lançado esta semana
O INESC TEC vai dar acesso à aplicação de "contact tracing" a um primeiro conjunto de portugueses que participaram num inquérito promovido em março.
O INESC TEC vai lançar uma versão piloto da aplicação de rastreio STAYAWAY COVID na semana que agora se inicia, avança este sábado o Público (acesso condicionado). Esta primeira versão deverá ser disponibilizada aos participantes de um inquérito online promovido em março pelo instituto e que tinha o objetivo de reunir experiências sobre o quotidiano dos participantes na sequência da pandemia.
A aplicação móvel recorre ao Bluetooth para detetar e alertar para possíveis contactos com pessoas entretanto diagnosticadas com Covid-19. O aplicativo vai ser disponibilizado para smartphones Android e iOS e, segundo disse ao jornal José Manuel Mendonça, presidente do INESC TEC, a proposta “é que as pessoas que deram um parecer positivo sobre este tipo de aplicações nos inquéritos” sejam “convidadas a testar a aplicação”.
O ECO já testou uma versão não funcional da aplicação STAYAWAY COVID. O aplicativo corre no smartphone em segundo plano e emite notificações caso detete que o utilizador esteve perto de um doente. Há ainda uma área de recomendações e uma outra parte onde os utilizadores poderão marcar-se como infetados, recorrendo, necessariamente, a um código de 12 dígitos facultado por um médico com o resultado positivo ao teste à Covid.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Piloto da app de “contact tracing” vai ser lançado esta semana
{{ noCommentsLabel }}