Piloto da app de “contact tracing” vai ser lançado esta semana

  • ECO
  • 11 Julho 2020

O INESC TEC vai dar acesso à aplicação de "contact tracing" a um primeiro conjunto de portugueses que participaram num inquérito promovido em março.

O INESC TEC vai lançar uma versão piloto da aplicação de rastreio STAYAWAY COVID na semana que agora se inicia, avança este sábado o Público (acesso condicionado). Esta primeira versão deverá ser disponibilizada aos participantes de um inquérito online promovido em março pelo instituto e que tinha o objetivo de reunir experiências sobre o quotidiano dos participantes na sequência da pandemia.

A aplicação móvel recorre ao Bluetooth para detetar e alertar para possíveis contactos com pessoas entretanto diagnosticadas com Covid-19. O aplicativo vai ser disponibilizado para smartphones Android e iOS e, segundo disse ao jornal José Manuel Mendonça, presidente do INESC TEC, a proposta “é que as pessoas que deram um parecer positivo sobre este tipo de aplicações nos inquéritos” sejam “convidadas a testar a aplicação”.

O ECO já testou uma versão não funcional da aplicação STAYAWAY COVID. O aplicativo corre no smartphone em segundo plano e emite notificações caso detete que o utilizador esteve perto de um doente. Há ainda uma área de recomendações e uma outra parte onde os utilizadores poderão marcar-se como infetados, recorrendo, necessariamente, a um código de 12 dígitos facultado por um médico com o resultado positivo ao teste à Covid.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Piloto da app de “contact tracing” vai ser lançado esta semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião