5 coisas que vão marcar o dia
Nesta segunda-feira será divulgada a síntese de execução orçamental de junho assim como os resultados da Galp Energia relativos ao segundo trimestre.
A Direção-Geral do Orçamento divulga esta segunda-feira a síntese de execução orçamental relativa a junho, concluindo o primeiro semestre em que quatro meses já são afetados pela pandemia. No PSI-20, a Galp Energia irá apresentar os resultados do segundo trimestre antes de abertura da bolsa. Ainda hoje o BCE divulgará o valor que os portugueses têm em depósitos e o Governo organiza uma vídeoconferência sobre o hidrogénio.
Finanças revelam défice até junho
A Direção-Geral do Orçamento divulga esta segunda-feira a síntese de execução orçamental relativa a junho, o segundo mês de desconfinamento, no qual deverá ser visível cada vez mais o impacto da crise pandémica nas contas públicas. Até maio, o Estado português registou um défice de 3.203 milhões de euros em contabilidade pública. Dado o desfasamento entre o momento em que alguns impostos são cobrados e o momento em que são entregues ao Estado, é expectável que se torne cada vez mais visível o que aconteceu em abril, por exemplo, em determinados impostos.
Depósitos a caminho de novo recorde?
Esta segunda-feira o Banco Central Europeu (BCE) vai atualizar os dados dos depósitos de particulares e o stock de crédito relativamente a junho, sendo expectável que os depósitos atinjam um novo máximo. No mês passado, os dados relativos a maio mostravam que os depósitos tinham subido 909 milhões, totalizando 158.913 milhões de euros, o qual era o valor mais elevado da série histórica do BCE que começa em janeiro de 2003.
Galp Energia apresenta resultados do segundo trimestre
A petrolífera irá apresentar esta segunda-feira, antes da abertura do PSI-20, os resultados do segundo trimestre deste ano, altura em que se registou uma queda histórica da cotação do barril de petróleo nos mercados internacionais. “Considerando a queda acentuada da procura e dos preços dos produtos petrolíferos, a Galp Energia encontra-se a desenvolver ações com vista a reduzir significativamente as despesas nos próximos trimestres”, anunciou a empresa em abril. No primeiro trimestre, o lucro da empresa caiu 72% para os 29 milhões de euros.
Governo dedica dia ao hidrogénio
O Governo vai revelar esta segunda-feira os projetos de hidrogénio eleitos no evento Infoday que se vai realizar em formato videoconferência. O objetivo é clarificar eventuais complementaridades nas manifestações de interesse submetidas e promover sinergias entre os participantes. Ao todo, o Executivo recebeu intenções de investimento em hidrogénio no valor de 16 mil milhões de euros, o que equivale a cerca de 7,5% do PIB de 2019.
INE revela procura turística dos residentes
O Instituto Nacional de Estatística (INE) irá divulgar esta segunda-feira as estatísticas da procura turística dos residentes no primeiro trimestre deste ano. Este período já contempla o mês de março em que o país esteve confinado, em estado de emergência, com a mobilidade altamente restringida. Será nos dados do segundo trimestre — abril, maio e junho — que poderá ser visível, eventualmente, uma maior procura turística dos residentes em Portugal dada a impossibilidade de fazer turismo fora de portas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}