BCE diz aos bancos para não pagarem dividendos até ao final do ano

Banco central prolongou a recomendação para que os bancos da área do euro não paguem dividendos até ao final do ano. Pede "moderação" nos bónus aos gestores.

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu prolongar a recomendação aos bancos da Zona Euro para que não distribuam dividendos até ao final do ano. A medida, que já era esperada, a que se junta o alívio nos rácios regulamentares, pretende garantir que as instituições estão preparadas para enfrentar o choque provocado pela crise pandémica.

A entidade liderada por Christine Lagarde já tinha comunicado aos bancos a recomendação de suspender pagamentos como dividendos aos acionistas até outubro. Isto enquanto permitia aos bancos socorrerem-se dos fundos regulamentares para responder à crise, mesmo que isso implicasse o incumprimento dos rácios temporariamente.

Agora, confirmando informações avançadas pelas agências internacionais há uma semana, prolongou esse travão até ao final do ano, recomendando ainda que as instituições financeiras tenham “moderação” nos bónus a pagar aos gestores.

O BCE pretende, assim, garantir que o setor é capaz de enfrentar os efeitos da crise provocada pela pandemia. O supervisor europeu da banca, citado pelo Financial Times (acesso pago/conteúdo em inglês) diz que as instituições financeiras “conseguem suportar o stress provocado pela pandemia, mas se a situação piorar, os efeitos nos rácios de capital da banca poderão ser materiais”.

Com a pandemia, a economia mundial afundou. O PIB da Zona Euro prepara-se para uma forte contração, tendo sido adotadas várias medidas por parte dos diferentes país do euro no sentido de apoiar famílias e empresas. Uma dessas medidas passa pelas moratórias no crédito que estão a levar os bancos a realizarem elevadas provisões para se protegerem de eventuais perdas com financiamentos que se tornem incobráveis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE diz aos bancos para não pagarem dividendos até ao final do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião