BCP já aprovou mais de 120 mil moratórias no valor de quase nove mil milhões de euros

O grosso das moratórias já aprovadas pela instituição financeira diz respeito a crédito às famílias, isto é, mais de 97 mil que correspondem a quatro mil milhões de euros em crédito.

O BCP já deu aval a mais de 120 mil moratórias no crédito desde o início da pandemia avaliadas em quase nove mil milhões de euros, avançou o banco liderado por Miguel Maya esta terça-feira, aquando da divulgação das contas do primeiro semestre.

Os dados divulgados pela instituição financeira indicam ainda que o grosso das moratórias aprovadas dizia respeito a crédito às famílias. No total foram avalizadas mais de 97 mil moratórias (97.419) a este segmento, correspondentes a um valor de 4 mil milhões de euros em créditos. No âmbito das moratórias concedidas às famílias, a maior parcela corresponde a crédito à habitação, equivalente a 92% do número atribuído.

No caso das famílias, a maior parcela foi disponibilizada ao abrigo da moratória pública. A moratória legal foi a opção escolhida em 57.727 operações, enquanto a da Associação Portuguesa de Bancos (APB) tem associadas 39.692 operações.

Já no que diz respeito às empresas, o banco liderado por Miguel Maya aprovou 26.905 moratórias, associadas a créditos avaliados em 4,7 mil milhões de euros.

Foi em março que o Governo aprovou uma moratória legal para apoiar as famílias e empresas penalizadas pela pandemia, permitindo a suspensão do pagamento das prestações dos respetivos créditos. Inicialmente foi previsto que essa suspensão vigorasse até ao final de setembro. No entanto, o Executivo decidiu recentemente prolongar a medida até 31 de março de 2021 e incluiu mais clientes e mais créditos. Nomeadamente, os proprietários de segundas casas e algumas finalidades de crédito pessoal para financiar despesas de educação. No caso da moratória da APB está previsto também o apoio no crédito pessoal em geral.

Relativamente às linhas de crédito para apoiar empresas, o BCP regista financiamentos desembolsados de mais de 2,2 mil milhões de euros. Foram financiadas mais de 13.800 empresas, “fazendo com que quatro em cada dez empresas portuguesas tenham sido financiadas pelo Millennium bcp”, diz a instituição financeira.

(Notícia atualizada pela última vez às 17h40)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP já aprovou mais de 120 mil moratórias no valor de quase nove mil milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião