Oeiras é o município onde as famílias ganham mais, Resende está no fundo da tabela

O rendimento bruto declarado para efeitos de impostos atingiu uma mediana de 11.906 euros. O município de Oeiras destaca-se com o valor mais elevado do país e Resende tem o valor mais baixo.

O rendimento bruto declarado pelas famílias portuguesas para efeitos de impostos cresceu em 2018, tendo ascendido a mais de 95 mil milhões de euros, revelou o Instituto Nacional de Estatísticas (INE). No quadro nacional, o município de Oeiras é o que apresenta o nível de rendimento familiar mais elevado.

Segundo o INE, o rendimento bruto declarado em Portugal foi de cerca de 95.438 milhões de euros em 2018. Esse montante traduziu-se num valor mediano de 11.906 euros por agregado fiscal, um aumento de 3,5% face ao ano anterior.

A nível regional, a Área Metropolitana de Lisboa (AML) registou, em termos globais, o valor mais elevado para este indicador. Ascendeu a 13.674 euros, tendo sido a única região a superar a média nacional.

5 municípios com rendimentos mais altos

Fonte: INE

De acordo com os dados divulgados esta quarta-feira, com rendimentos medianos mais elevados, superiores à referência nacional, estão os 18 municípios da AML, 18 no Centro, 13 no Alentejo, seis no Norte, cinco na Região Autónoma dos Açores, dois na Região Autónoma da Madeira e um no Algarve.

Dentro da AML, todos os municípios apresentaram rendimentos brutos acima do registo nacional. Contudo, Oeiras destacou-se não só como tendo o rendimento bruto declarado mais elevado daquela região, em termos medianos, como também a nível nacional. Este fixou-se numa mediana de 17.697 euros no ano passado.

Este município, onde estão sedeadas muitas empresas multinacionais, com destaque para atividades no setor da tecnologia, manteve assim a liderança que vem a registar nos últimos anos nestes indicadores. Face a 2017, viu ainda o rendimento declarado crescer 1,65%.

5 municípios com rendimentos mais baixos

Fonte: INE

Entre os municípios a nível nacional com rendimentos mais elevados por agregado, destaque ainda para o Entroncamento (15.334 euros), Coimbra (15.038 euros), Cascais (14.894 euros) e Alcochete (14.629 euros). Nesse ranking, o município de Lisboa surge na oitava posição, duas posições aquém do que se verificou no ano anterior.

Em sentido inverso, a região do Algarve registou o valor mediano por agregado fiscal mais baixo do país: 10.797 euros. Mas, na análise por concelho, os rendimentos mais baixos encontram-se em Resende (8.324 euros), Santa Maria de Penaguião (8.457 euros) e Cinfães (8.539 euros).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Oeiras é o município onde as famílias ganham mais, Resende está no fundo da tabela

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião