Faria de Oliveira teme que Novo Banco “abale fortemente” o sistema bancário

  • ECO
  • 30 Julho 2020

O presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB) teme que as operações de venda de imóveis do Novo Banco possam abalar o sistema bancário e espera que o banco seja capaz de se explicar.

A reputação da banca portuguesa está em jogo no caso do Novo Banco, admite Fernando Faria de Oliveira, presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), em declarações à Rádio Renascença esta sexta-feira. “Por arrastamento, acaba por afetar e ferir a reputação da banca no se conjunto”, diz, reagindo à notícia do Público de que o Novo Banco vendeu imóveis com desconto, causando prejuízos que tiveram de ser compensados pelo Fundo de Resolução.

Não pode deixar de preocupar o sistema bancário, no seu conjunto“, admite Fernando Faria de Oliveira, antecipando que este caso possa “abalá-lo fortemente e diretamente”. Isto porque, apesar de ser “muitas vezes ignorado”, diz, o Fundo de Resolução “vive das contribuições do sistema bancário”, ainda que para já seja maioritariamente através de financiamento do Estado, cujos empréstimos terão de ser devolvidos.

O presidente da APB deixa, por isso, um apelo ao Novo Banco para que seja capaz de explicar a operação que causou polémica. “O Novo Banco tem que demonstrar, às autoridades e à opinião pública, que a negociação e venda desses ativos obedeceu a critérios rigorosos em que se defendeu os interesses do banco e do Fundo de Resolução“, disse Faria de Oliveira, assinalando a “esperança” que tem de que a auditoria da Deloitte venha a confirmar essa explicação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Faria de Oliveira teme que Novo Banco “abale fortemente” o sistema bancário

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião