Quatro em cada cinco novas contas low cost resultam de conversões

No final de junho existiam 117.491 contas de SMB, um aumento de 13,4% face ao total existente no fim de 2019.

Apesar de a um ritmo menos acelerado, as contas “low cost” continuam a atrair os portugueses. O número de contas de serviços mínimos bancários (SMB) atingiu no final do primeiro semestre um novo recorde superior a mais de 117 mil. Nos primeiros seis meses do ano foram abertas mais de 15,5 mil contas com essas características sendo que o grosso correspondeu a conversões. Mais em específico, quatro em cada cinco.

Segundo o Banco de Portugal, no final de junho existiam 117.491 contas de SMB, um aumento de 13,4% face ao total existente no final de 2019. Ainda assim, uma desaceleração face ao crescimento de 31,6% que tinha sido registado no semestre anterior.

Na primeira metade do ano, foram abertas 15.529 contas “low cost”, das quais 78,5% (12.188) resultaram da conversão de uma conta de depósito à ordem existente na instituição de crédito, enquanto as restantes (3.341) corresponderam a novas contas. Ou seja, cerca de quatro em cada cinco resultaram de conversões.

A opção por converter uma conta tradicional por uma “low cost” enquadra-se num contexto de agravamento dos custos associados à detenção de contas bancárias, resultando assim numa solução mais em conta. Este serviço tem um custo anual que no limite pode chegar a 4,38 euros por ano, valor correspondente a 1% do Indexante de Apoios Sociais (IAS).

Segundo o regulador liderado por Mário Centeno, foram ainda encerradas 1.666 contas de SMB, das quais 85,2% (1.420) por iniciativa do cliente e as restantes (246) da instituição.

A adesão dos portugueses às contas “low cost” enquadra-se num contexto de maior promoção da disponibilidade deste serviço que é obrigatória pelos bancos, mas também da maior flexibilização do seu acesso que veio “abrir a porta” a mais clientes.

O Banco de Portugal dá assim nota que no final do primeiro semestre existiam 5.302 contas de SMB de titulares com mais de 65 anos ou um grau de invalidez igual ou superior a 60% contituladas por detentores de outras contas de depósito à ordem. Existiam também 1.313 outras cujos titulares eram contitulares de outras contas SMB (detidas por pessoas com mais de 65 anos ou um grau de invalidez igual ou superior a 60%). Essas situações só passaram a ser abrangidas pelas contas de SMB há relativamente pouco tempo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quatro em cada cinco novas contas low cost resultam de conversões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião