Microsoft em negociações para comprar o TikTok

A Microsoft está em negociações para comprar a aplicação TikTok, numa altura em que o presidente dos EUA se prepara para forçar a chinesa ByteDance a vender este ativo.

Donald Trump prepara-se para forçar a ByteDance a vender o TikTok e a Microsoft é a potencial compradora, revelam notícias avançadas pela imprensa norte-americana.

Segundo o The Wall Street Journal, que cita fontes conhecedoras da decisão, o presidente dos EUA vai assinar uma ordem executiva a obrigar a empresa chinesa a vender este ativo.

Ao mesmo tempo, o The New York Times escreve que a Microsoft está em negociações para adquirir a popular aplicação de vídeos, que tem largos milhões de utilizadores no país.

A aplicação foi considerada uma ameaça à segurança nacional dos EUA visto que a ByteDance tem sede em Pequim, onde o regime obriga as empresas a partilharem informação privada de cidadãos com as autoridades.

O TikTok é uma das três aplicações controladas pela ByteDance e ainda não gera receitas, pois não tem publicidade. Em contrapartida, as duas outras aplicações, uma igual mas focada no mercado asiático e outra de notícias, permitiram que a empresa alcançasse uma avaliação em torno dos 100 mil milhões de dólares.

Contudo, a aplicação tem potencial para gerar milhares de milhões de dólares quando abrir as portas aos anunciantes. Um estudo recente apontava que os utilizadores já passam mais tempo por dia no TikTok do que no Instagram, em média.

A confirmar-se a compra pela Microsoft, a empresa presidida por Satya Nadella poderá entrar em concorrência direta com o próprio Facebook. É público que a rede social está a preparar uma alternativa ao TikTok, à qual chamou de Instagram Reels, e que poderá ver a luz do dia já em agosto.

(Notícia atualizada pela última vez às 20h15)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Microsoft em negociações para comprar o TikTok

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião