Instagram Reels paga milhares a “criadores” para saírem do TikTok

O Facebook planeia lançar em agosto uma nova plataforma para concorrer com o TikTok. Chama-se Instagram Reels e a empresa está a propor acordos de milhares de dólares para atrair "criadores".

O Facebook está a desenvolver uma nova plataforma integrada no Instagram para concorrer diretamente com a popular aplicação de vídeos TikTok. A novidade já tem nome: chama-se Instagram Reels, e o lançamento oficial deverá acontecer já em agosto.

A informação está a ser avançada pelo The Wall Street Journal (acesso pago), mas o jornal vai mais além. Garante que a rede social está a propor acordos lucrativos a alguns dos utilizadores mais populares do TikTok no sentido de os convencer a mudarem para a app concorrente.

Em causa estão propostas que, para os “criadores” mais populares e com milhões de seguidores, chegam a alcançar, alegadamente, as centenas de milhares de dólares. Ao jornal, fonte oficial do Instagram confirmou que a empresa “contactou um grupo diverso de criadores acerca do Reels em vários países onde [a plataforma] está a ser testada”. “Estamos comprometidos a investir no nossos criadores e nas respetivas experiências”, acrescentou.

Não se sabe quantos “criadores” de conteúdo do TikTok aceitaram as ofertas do Facebook, mas esta informação mostra o quão a sério é levada a ameaça do TikTok no interior do grupo fundado por Mark Zuckerberg. Em poucos meses, a app controlada pela empresa chinesa ByteDance conquistou centenas de milhões de fãs nos EUA e na Europa e, segundo dados recentes, os utilizadores já passam em média mais tempo por dia no TikTok do que no Instagram.

A estratégia adotada pelo Facebook para concorrer com o TikTok faz recordar a história do surgimento dos Instagram Stories, um produto lançado pela empresa em agosto de 2016 para concorrer diretamente com a plataforma Snapchat. Desde então, o grupo tem sido várias vezes acusado de atitudes lesivas da concorrência.

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