Poupança das famílias europeias com maior aumento de sempre no primeiro trimestre

Em Portugal, o aumento desta taxa rondou os três pontos percentuais, face ao mesmo período do ano passado.

A taxa de poupança das famílias na União Europeia (UE) registou o maior aumento homólogo de sempre no primeiro trimestre de 2020, revelam os dados divulgados pelo Eurostat esta quinta-feira. As famílias portuguesas também pouparam mais, o que se deveu principalmente a um crescimento no rendimento bruto disponível.

Em Portugal, o aumento desta taxa rondou os três pontos percentuais, face ao mesmo período do ano passado. O rendimento que as famílias tinham disponíveis foi a rubrica onde se verificou uma variação mais expressiva. Ainda assim, uma diminuição na despesa de consumo também contribuiu para uma maior poupança.

Já a taxa de poupança das famílias na UE aumentou 3,5 pontos percentuais, em comparação com o primeiro trimestre de 2019, sendo que a principal razão para tal é a acentuada redução homóloga da despesa de consumo final das famílias (1,7%), o que contrasta com os aumentos recentes superiores a 2%.

A taxa de poupança das famílias aumentou em todos os Estados-Membros da UE para os quais existem dados disponíveis para o primeiro trimestre de 2020, sinaliza o Eurostat. O aumento homólogo mais elevado foi na Eslovénia, seguida pela Polónia e Espanha. Quanto à redução da despesa, foram também as famílias eslovenas e espanholas que se destacaram, bem como as italianas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Poupança das famílias europeias com maior aumento de sempre no primeiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião