“O fundo de recuperação é mais do que uma pipa de massa. É uma orgia financeira”, diz Durão Barroso

  • ECO
  • 6 Agosto 2020

O antigo primeiro-ministro propõe a criação de uma comissão parlamentar para acompanhar a aplicação e execução dos fundos europeus em Portugal.

O antigo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, defende que o Fundo de Recuperação delineado para responder à crise na União Europeia decorrente da pandemia é mais do que “uma pipa de massa”, expressão que tinha utilizado antes do pacote final, chegando quase a ser uma “orgia financeira”, em entrevista ao Observador (acesso pago).

Para lidar com os montantes que vão caber a Portugal, o ex-primeiro-ministro propõe a criação de uma comissão parlamentar para acompanhar a aplicação e execução dos fundos europeus. “Nestas alturas, com estes desafios excecionais, justifica-se ainda maior intervenção da Assembleia da República. Aliás, isso é uma ajuda ao Governo. Os governos só podem ganhar à maior transparência”, defendeu.

Quando à possibilidade de regressar à política nacional, Durão Barroso reitera que não vai voltar a ocupar qualquer cargo político em Portugal. Apesar de admitir que a Presidência da República é “uma grande honra para qualquer português”, garantiu que não se irá candidatar, mas não revelou se voltaria a apoiar Marcelo Rebelo de Sousa para Belém.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“O fundo de recuperação é mais do que uma pipa de massa. É uma orgia financeira”, diz Durão Barroso

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião