Quantas pesquisas são feitas por dia no Google?

É o motor de busca dominante, processando mais de 90% de todas as pesquisas online feitas no mundo. Quantas serão feitas por dia? E por hora? Descubra neste "Sabia que...".

Desde os primórdios da web que o Google é um dos sites mais visitados do mundo. Com o tempo, para a generalidade dos internautas, veio a tornar-se uma janela aberta que responde em instantes a qualquer questão que possa surgir. Apresenta resultados num segundo e arquiva informação como nenhum outro repositório.

É por isso que os números do Google enchem o olho. A multinacional raramente revela o volume de pesquisas, muito menos para um determinado país, pelo que não é possível saber com exatidão quantas dessas buscas são feitas a cada dia pelos portugueses. Ainda assim, há estimativas globais que vale a pena conhecer.

Segundo as do Internet Live Stats referentes a 2019, um agregador de estatísticas sobre o mundo digital, o Google deve processar pelo menos 3,5 mil milhões de pesquisas por dia, o que representa perto de 40 mil pesquisas a cada segundo, em média.

Com o teletrabalho e a pandemia, e com a transformação digital a ganhar ainda mais tração ao nível global, este número tenderá a aumentar. A avaliar pelos dados em tempo real disponibilizados pela mesma fonte, o número de pesquisas deverá ascender a 3,8 mil milhões por dia, aproximando-se cada vez mais da fasquia das 4 mil milhões diárias.

De resto, a dominância do Google no mercado das pesquisas online é suprema e inquestionável. Segundo dados da StatCounter, um portal de estatísticas, o Google processa 92,17% das pesquisas a nível mundial, seguido muito à distância pelo Bing da Microsoft (2,78%), Yahoo (1,6%), Baidu (0,92%), Yandex (0,85%) e DuckDuckGo (0,5%).

O ECO perguntou à Google Portugal quantas pesquisas fazem os portugueses por dia no conhecido motor de busca. Fonte oficial da empresa respondeu que “a Google não divulga valores absolutos das pesquisas”.

Quanto custa fazer uma máscara? Quanto gasta cada família com as telecomunicações? Quanto cobra uma imobiliária para vender a casa? Ou qual a profissão mais bem paga do país? Durante todo o mês de agosto, e todos os dias, o ECO dá-lhe a resposta a esta e muitas outras questões num “Sabia que…”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quantas pesquisas são feitas por dia no Google?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião