Adquirir imunidade de grupo de forma natural é solução muito perigosa, alerta OMS

  • Lusa
  • 27 Agosto 2020

Organização Mundial de Saúde avisou que atingir a imunidade de grupo de forma natural contra a Covid-19 seria uma solução perigosa. "Seria muito perigoso, muitas pessoas teriam de morrer", advertiu.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) avisou esta quinta-feira que atingir a imunidade de grupo de forma natural contra a Covid-19 seria uma solução muito perigosa para conter a pandemia, uma vez que implicaria a morte de muitas pessoas.

O aviso foi deixado pela epidemiologista da OMS Maria Van Kerkhove, na videoconferência de imprensa transmitida a partir da sede da organização, em Genebra, na Suíça.

Segundo a especialista, a imunidade natural – a que é desenvolvida por uma parte significativa da população depois de ter sido infetada e uma das formas de se adquirir imunidade de grupo contra uma doença infecciosa – implicaria que o vírus da Covid-19 se propagasse e que “muitas pessoas ficassem infetadas, hospitalizadas”.

“Seria muito perigoso, muitas pessoas teriam de morrer”, advertiu.

Para Maria Maria Van Kerkhove, só uma vacina “segura e eficaz” permitirá proteger amplamente as pessoas e conter a propagação da Covid-19, uma doença respiratória causada pelo coronavírus SARS-CoV-2.

A vacinação é a forma artificial de uma população adquirir proteção contra uma doença contagiosa.

A pandemia da Covid-19 já provocou pelo menos 826 mil mortos e infetou mais de 24,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência noticiosa francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.809 pessoas das 56.673 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A Covid-19 é causada por um novo coronavírus (tipo de vírus) detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China, e que se disseminou rapidamente pelo mundo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Adquirir imunidade de grupo de forma natural é solução muito perigosa, alerta OMS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião