Banco Mundial identifica “irregularidades” e suspende relatório Doing Business

O Banco Mundial identificou "irregularidades" no relatório Doing Business de 2018 e 2020, levando à sua suspensão até que os dados sejam corrigidos.

O Banco Mundial anunciou que o relatório Doing Business irá ser suspensão por tempo indeterminado, após terem sido identificadas “irregularidades” nas edições de 2018 e 2020. A equipa do banco irá fazer uma auditoria e corrigir os erros de forma retroativa.

Várias irregularidades foram identificadas em mudanças de dados nos relatórios do Doing Business de 2018 e de 2020, publicados em outubro de 2017 e 2019“, revelou a instituição liderada por David Malpass, em comunicado. Em causa estão alterações nas estatísticas utilizadas no Doing Business que são “inconsistentes” com a metodologia do relatório.

Para resolver o assunto, a equipa de auditoria interna está a realizar uma revisão sistémica aos relatórios, nomeadamente aos controlos que asseguram a integridade dos dados. Com base nas conclusões dessa auditoria, o Banco Mundial irá corrigir os dados retrospetivamente nos países que foram mais afetados pela irregularidades. Será esse o caso do Azerbaijão, China, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

O Doing Business, que existe há 17 anos, é um relatório que serve para comparar o custo e a facilidade de fazer negócios nos vários países analisados. Na última edição, Portugal ficou em 39.º lugar, perdendo terreno há quatro anos consecutivos desde que chegou ao 23.º lugar em 2015. O ECO questionou o Banco Mundial sobre o impacto destas irregularidades na posição relativa de Portugal, mas a entidade não respondeu em concreto, referindo apenas que a auditoria está em andamento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco Mundial identifica “irregularidades” e suspende relatório Doing Business

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião