Chats em mais de 30 línguas? Projeto arranca em Portugal

  • Pessoas
  • 2 Setembro 2020

MAIA vai ser desenvolvido pela Unbabel, Universidade Carnegie Mellon, ao INESC-ID e ao Instituto de Telecomunicações ao longo dos próximos 36 meses.

A Unbabel juntou-se à Universidade Carnegie Mellon, ao INESC-ID e ao Instituto de Telecomunicações para arrancar com o MAIA, um projeto de investigação que designa um “Multilingual AI Agent Assistants” com o objetivo de melhorar a capacidade de chats desenvolverem conversas em 30 línguas diferentes.

A ideia é que sejam desenvolvidos novos modelos que facilitem a comunicação entre agentes humanos e clientes internacionais, “tornando as plataformas de serviço live chat mais multilingues, escaláveis e capazes de garantir uma melhoria significativa na satisfação dos clientes”, explica a Unbabel em comunicado.

“O chat está a tornar-se cada vez mais no meio preferencial de contacto com clientes, mas tem ainda enormes desafios para ultrapassar, nomeadamente no que diz respeito ao apoio ao cliente em diversas línguas para melhorar a sua satisfação, mantendo simultaneamente a experiência de contacto entre dois humanos”, explica André Martins, vice-presidente de AI Research da Unbabel. O MAIA “vem permitir que possamos unir a eficácia da Inteligência Artificial e a empatia dos humanos, para um atendimento ao cliente mais eficaz, tornando todo o processo mais integrado e preciso”, detalha ainda, citado em comunicado.

“Este projeto é especialmente desafiante pela necessidade de considerarmos o contexto conversacional para garantir traduções precisas, corretas e culturalmente apropriadas. Por outro lado, a natureza interativa das conversas criam diferentes oportunidades para as tecnologias de tradução”, assinala Graham Neubig, associate professor na Universidade de Carnegie Mellon.

A investigação será feita ao longo de 36 meses.

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