660 mil portugueses já descarregaram app Stayaway Covid

Apesar de os downloads terem atingido este nível, José Manuel Mendonça apontou que é "importante" chegar "a números superiores".

Até esta manhã, já 660 mil portugueses descarregaram a aplicação de rastreio de contactos Stayaway Covid, adiantou José Manuel Mendonça, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC). O responsável reiterou que a Stayaway Covid é mais do que uma app, sendo quase uma rede social.

Apesar de os downloads terem atingido este nível, José Manuel Mendonça apontou que é “importante que cheguemos a números superiores”, de forma a que seja mais eficaz, na sessão de apresentação sobre a “Situação Epidemiológica da Covid-19 em Portugal”, transmitida em direto no canal de YouTube do Governo. Já foram gerados nove códigos que pessoas infetadas introduziram na aplicação.

“Isto não é uma app, é um sistema complexo, é uma rede social, se quisermos”, apontou José Manuel Mendonça. A Stayaway Covid é, ao mesmo tempo, “complexo e muito simples”, salientou, apontando ainda assim que, para ser muito seguro, a aplicação tem 15 mil linhas de código, que está disponível no GitHub.

O académico garantiu ainda que há “anonimato completo” na aplicação. Para além disso, apontou que é importante existir uma interoperabilidade europeia nestas aplicações de rastreio, que “ajudará a mobilidade e confiança”. José Manuel Mendonça mostrou-se mesmo confiante de que uma app mundial para a Covid-19 e para outras doenças do mesmo tipo vai ser “inevitável”.

(Notícia atualizada às 17h25 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

660 mil portugueses já descarregaram app Stayaway Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião