Hoje nas notícias: carros elétricos, abono extra e Vieira

  • ECO
  • 9 Setembro 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Os edifícios de comércio e serviços com mais de 20 lugares de estacionamento tenham de instalar, até dezembro de 2024, dois postos de carregamento. O abono de família extra criado para resposta à pandemia chegará este mês 974 mil crianças e jovens, com apoios entre os 28 euros e os 37,4 euros, enquanto 6.897 empresas aderiram ao regime do novo lay-off. O Grupo Promovalor, de Luís Filipe Vieira, causou ao Novo Banco uma perda de 225,1 milhões de euros.

Comércio e serviços vão ter de instalar postos de carregamento de carros elétricos

Todos os edifícios novos, “ou sujeitos a grandes renovações”, vão ter de disponibilizar postos de carregamento de veículos elétricos, com dimensões adequadas “às necessidades e características do edifício, bem como às condições de utilização esperadas”, segundo uma proposta de decreto-lei que o Governo está a preparar. A proposta vai ainda impor que os edifícios de comércio e serviços com mais de 20 lugares de estacionamento tenham de instalar, até dezembro de 2024, dois postos de carregamento. Leia a notícia completa no Público (link indisponível)

Abono de família extra vai dos 28 euros aos 37,4 euros

O abono de família extra criado pelo Governo como medida de resposta à pandemia de Covid-19 chegará em setembro a 974 mil crianças e jovens. Têm direito a esta prestação complementar os “titulares de abono de família, cujos valores correspondam aos 1.º, 2.º e 3.º escalões de rendimentos do agregado familiar e completem 16 anos, inclusive, até 31 de dezembro de 2020”. Os apoios vão dos 28 euros aos 37,4 euros. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível)

Luís Filipe Vieira dá rombo de 225 milhões ao Novo Banco

O Grupo Promovalor, o grupo económico de Luís Filipe Vieira, causou ao Novo Banco uma perda de 225,1 milhões de euros entre agosto de 2014 e dezembro de 2018, mostra a auditoria da Deloitte. No final de 2018, a dívida desse grupo ascendia a 760,3 milhões de euros, sendo um dos maiores devedores do Novo Banco. Nessa altura, o Fundo de Resolução recomendou mesmo que fosse feita uma auditoria aos créditos concedidos ao grupo do presidente do Benfica. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Novo lay-off pedido para apenas 50 mil trabalhadores

Foram 6.897 as empresas portuguesas que aderiram ao regime do novo lay-off simplificado, para manter a redução do horário de trabalho para 55.014 trabalhadores, mostram os dados da Segurança Social. Este último número corresponde a apenas 6% dos trabalhadores que foram abrangidos pelo lay-off simplificado entre abril e junho. Na maioria dos casos estão em causa ainda cortes salariais que podem atingir mais de um quinto do salário, já que 67% das empresas declararam quebras de faturação iguais ou superiores a 60%. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre)

Atraso no 5G pode ser positivo para Portugal

O lançamento dos leilões de 5G está atrasado, mas Portugal ainda tem hipótese de liderar a corrida, afirma um partner da KPMG, especialista na área do 5G. Diogo Sousa defende que “o desenvolvimento desta nova tecnologia (…) vai permitir criar novos modelos de negócio” e, assim, “ajudar na retoma da economia”. Entre as novas tecnologias mais relevantes estão a Internet das coisas e a Inteligência Artificial e o 5G poderá mesmo vir a melhorar setores como a saúde e os transportes. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: carros elétricos, abono extra e Vieira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião