Hoje nas notícias: obras públicas, despedimentos e máscaras

  • ECO
  • 10 Setembro 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Só um terço do montante previsto para as obras públicas foi celebrado no primeiro semestre do ano. Cerca de um quinto das empresas revelou ter intenções de reduzir o número de trabalhadores. O Governo não vai avançar com o uso obrigatório de máscara na via pública ou em espaços ao ar livre. O hacker Rui Pinto acusa o presidente do Benfica de corrupção, envolvendo-o num caso da Lava-Jato que implica a construtora Odebrecht. Grávidas que testarem positivas ao Covid-19 em hospitais privados estão a ser transferidas para hospitais públicos.

Só um terço das obras públicas avançaram no primeiro semestre

Só um terço do montante previsto para as obras públicas foi celebrado no primeiro semestre do ano. Estavam previstos 2.670 milhões de euros mas foram assinados contratos no valor de apenas 840 milhões. As autarquias e associações de empresas apontam burocracia como causa dos atrasos e pedem alterações na legislação. A demora no arranque de empreitadas coloca em risco fundos europeus. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

20% das empresas prepara despedimentos e congelamento de salários

Cerca de um quinto das empresas revelou ter intenções de reduzir o número de trabalhadores, segundo um inquérito realizado pela consultora Mercer. O estudo compara intenções manifestadas por 466 empresas em julho face a abril e maio, sendo que aumento a percentagem de empresas com intenções de despedir (passou de 12% para 19%). Em relação a salários, 17% das empresas não antecipam aumentos (face aos 11% do inquérito de abril e maio). Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre)

Máscaras não vão ser obrigatórias na via pública

Portugal entra na próxima semana em fase de contingência, devido ao arranque do ano letivo, e o Governo está a preparar um conjunto de medidas adicionais para evitar contágios. Contudo, não serão medidas muito diferentes das que já estão implementadas. O uso de máscara na rua ou em espaços ao ar livre é uma regra que não será adotada, contrariamente ao que acontece em algumas cidades de outros países. O objetivo nesta fase é mesmo diluir as aglomerações nas horas de ponta. Leia a notícia completa no Observador (acesso livre)

Rui Pinto implica Luís Filipe Vieira em caso de corrupção que envolve construtora da Lava Jato

O hacker Rui Pinto acusa o presidente do Benfica de corrupção, envolvendo-o num caso que implica a construtora Odebrecht, visada no escândalo brasileiro Lava Jato. Em causa está a construção de um hotel de luxo no litoral do Recife, em que Rui Pinto afirma ter provas de que a Promovalor, pertencente a Luís Filipe Vieira, e a Odebrecht pagaram subornos para viabilizar o projeto, num investimento de 200 milhões de euros. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Grávidas com Covid-19 recusadas em hospitais privados

Várias grávidas com partos programados em hospitais privados como a CUF, Lusíadas Porto e a Clínica de S. António, na Amadora, estão a ser transferidas para hospitais públicos quando testam positivo para o coronavírus. A maternidade Lusíadas Lisboa realiza partos a todas as grávidas infetadas, assim como o Hospital da Luz que também só garante partos agendados a mulheres infetadas na unidade de Lisboa. Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: obras públicas, despedimentos e máscaras

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião