Governo quer alta velocidade entre Lisboa e Porto “de uma vez só”

  • ECO
  • 16 Setembro 2020

O secretário de Estado das Infraestruturas adiantou que o plano do Governo para a alta velocidade entre Lisboa-Porto é fazer a ligação "de uma vez só". Decisão depende de fundos disponíveis.

Depois e António Costa Silva ter voltado a defender “a aposta na linha de alta velocidade Lisboa-Porto”, o secretário de Estado das Infraestruturas, João Delgado, disse que a ideia passa por avançar com a ligação “de uma vez só”, desde que haja verbas para tal.

Em declarações ao programa Fórum TSF (acesso livre), o governante explicou que “as questões ambientais” vieram demonstrar que é fundamental alterar os hábitos de mobilidade, nomeadamente, “o transporte pela rodovia” e investir na ferrovia. “Não há outra maneira de transportar grandes quantidades de pessoas que não seja mesmo pelo comboio”, referiu.

Nesse sentido, João Delgado defende que a forma “eficaz, do ponto de vista económico e de tempo” de fazer este tipo de transporte é a alta de velocidade. A ideia, segundo explicou, é fazer a ligação “de uma vez só”, caso contrário será feita “em duas fases”. “Estamos a ver, do ponto de vista da capacidade e da disponibilidade de fundos que teremos para o efeito”, explicou à rádio. Na versão inicial da Visão Estratégica para o Plano de Recuperação 2020-2030, Costa Silva sugeria que a linha fosse feita primeiro entre Porto e Soure, mas os contributos que recebeu apontam para que o projeto seja feito todo de uma só vez, embora seja necessário fazer uma análise de custo-benefício. Esta é também a opção do Governo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo quer alta velocidade entre Lisboa e Porto “de uma vez só”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião