Fed e dados do desemprego deixam Wall Street sob pressão

Mais americanos do que o esperado pediram subsídio de desemprego. Fed diz que EUA têm longo caminho para registar níveis de "emprego máximo". Bolsas de Nova Iorque abriram a cair mais de 1%.

As bolsas norte-americanas abriram sob alta pressão esta quinta-feira, depois de os investidores terem ficado desiludidos com as decisões do banco central e apreensivos pelo facto de os dados continuarem a mostrar elevados níveis de pedido de subsídios de desemprego.

Os três principais índices de Nova Iorque estão em queda: o S&P 500 baixa 1,55% para 3.332,95 pontos, o industrial Dow Jones cede 1,08% pontos e o Nasdaq desliza 2,24%.

O Departamento do Trabalho dos EUA revelou esta quinta-feira que 860 mil americanos pediram subsídio de desemprego na semana que terminou a 12 de setembro, ligeiramente abaixo dos 893 mil pedidos da semana anterior, mas acima do esperado pelos analistas (850 mil pedidos iniciais).

Estes dados foram divulgados depois de o presidente da Reserva Federal norte-americana, Jerome Powell, ter indicado que os EUA têm um longo caminho pela frente para voltar a registar os níveis de “emprego máximo”, sublinhando que o banco central estava limitado na sua capacidade de abordar algumas falhas no mercado de trabalho.

“Os investidores mais otimistas queriam basicamente mais compras de obrigações a longo prazo. O facto da Fed não ter conseguido proporcionar esse impulso adicional deixa os investidores um pouco mais em baixa”, disse Mike Bailey, da FBB Capital Partners, citado pela agência Reuters.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fed e dados do desemprego deixam Wall Street sob pressão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião