Governo quer alta velocidade entre Lisboa e Porto “de forma faseada”

O ministro das Infraestruturas e da Habitação adiantou que o plano do Governo para a alta velocidade entre Lisboa-Porto será feito "de forma faseada".

António Costa Silva defendeu “a aposta na linha de alta velocidade Lisboa-Porto”. O Governo vai acolher a ideia, mas vai demorar algum tempo até que seja uma realidade. O objetivo será avançar com a ligação “de forma faseada”, tendo em conta a “disponibilidade financeira do país”, diz Pedro Nuno Santos.

Durante a conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, o ministro das Infraestruturas e da Habitação disse que a ligação Porto-Lisboa se trata de “um dos investimentos públicos que o país deverá estrategicamente fazer [e que terá] mais impacto“, nomadamente na relação entre “as duas áreas metropolitanas das duas maiores cidades do país.

Nesse contexto, Pedro Nuno Santos diz que a obra é, “de facto, um game changer” para Portugal, lembrando que já se perderam “muitos anos para conseguir concretizar esse desígnio de termos uma ligação rápida entre as duas áreas metropolitanas”. Para a concretização, e “sem megalomania”, o Executivo “irá compatibilizar a visão estratégica com a disponibilidade financeira do país”, bem como dos programas que terá ao dispor para cumprir “esse objetivo”, adiantou o governante.

Ao contrarío daquilo que tinha sido avançado por João Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, o Executivo deverá avançar com a obra de forma faseada. “Diz-nos a precaução que devemos estudar a possibilidade de o fazer de forma faseada”, atirou o ministro.

Na versão inicial da Visão Estratégica para o Plano de Recuperação 2020-2030, Costa Silva sugeria que a linha fosse feita primeiro entre Porto e Soure, mas os contributos que recebeu apontam para que o projeto seja feito todo de uma só vez, embora seja necessário fazer uma análise de custo-benefício.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo quer alta velocidade entre Lisboa e Porto “de forma faseada”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião