Trump não se compromete com transição pacífica de poder

Instado a comprometer-se com uma transição pacífica de poder caso perca as eleições presidenciais norte-americanas, Donald Trump disse que "não vai haver uma transferência", mas sim "uma continuação".

O presidente dos Estados Unidos da América (EUA) recusou comprometer-se com uma transição pacífica de poder caso venha a perder as eleições de 3 de novembro. Donald Trump diz que “não vai haver uma transferência”, mas sim “uma continuação”.

Instado a comprometer-se com uma transição pacífica, o chefe de Estado foi claro: “Francamente, não vai haver transferência. Vai haver uma continuação”, disse durante a conferência de imprensa desta quarta-feira na Casa Branca, citado pelo The New York Times (acesso livre, conteúdo em inglês).

Esta questão tem ganhado relevância na política norte-americana. Donald Trump tem vindo a levantar dúvidas infundadas sobre a fiabilidade do sistema eleitoral, concretamente o voto por correspondência, suscitando receios de que uma eventual derrota não seja aceite e provoque um choque democrático. “Sabem que eu sou completamente contra o voto por correspondência, e estes votos são um desastre”, reiterou.

Esta tomada de posição por parte do presidente norte-americana tem suscitado preocupação por parte dos democratas, que temem que Donald Trump não aceite os resultados se perder. Mas não só. Horas depois destas declarações, Mitt Romney senador republicano de Utah, expressou a sua preocupação na rede social Twitter. “É fundamental para a democracia a transição pacífica; sem isso existe a Bielorrússia”, apontou, acrescentando que “qualquer sugestão de um presidente não poder respeitar essa garantia constitucional é impensável e inaceitável”.

As eleições norte-americanas estão agendadas para 3 de novembro de 2020 e vão colocar “frente-a-frente” Donald Trump, atual presidente dos EUA e na corrida pelos republicanos, e Joe Biden, pelos democratas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump não se compromete com transição pacífica de poder

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião