Ambientalistas e Coca Cola lançam projeto “Plantar Água” no Algarve

Até 2050, estima-se que os resultados da plantação de 50.000 árvores em 100 hectares produzam uma recuperação de 200 a 250 milhões de litros de água por ano.

No Dia Nacional da Água, que se celebra esta quinta-feira, 1 de outubro, a ANP|WWF e a The Coca-Cola Foundation apresentaram o novo projeto “Plantar Água”, que vai restaurar 100 hectares de áreas ardidas da Serra do Caldeirão. Proteger e restituir água a esta região em grave escassez hídrica através da plantação de árvores e arbustos autóctones é o objetivo do projeto, garante a associação ambientalista ANP – Associação Natureza Portugal em associação com a WWF.

O projeto tem como grande objetivo o restauro ecológico de áreas ardidas no incêndio de grandes dimensões que ocorreu em 2012 e que instalará mais de 50.000 árvores e arbustos mediterrânicos em 100 hectares no Sítio do Barranco da Corte/Ribeira da Foupana, no coração da Serra do Caldeirão, em pleno Sítio Rede Natura 2000. E

Até 2050, estima-se que os resultados desta plantação, e através de uma floresta já madura, produzam uma recuperação de 200-250 milhões de litros de água/ano, o que nas palavras de Ângela Morgado, diretora executiva da ANP|WWF “é fundamental para esta região que sofre de escassez hídrica e que, num contexto de alterações climáticas, poderá ver a sua situação muito agravada nos próximos anos.”

Sandra Vera-Cruz, diretora-geral da Coca-Cola Portugal salienta que “este projeto em vai permitir recuperar, numa zona de stress hídrico, a mesma quantidade de água equivalente a toda a nossa produção de bebidas da fábrica em Portugal”.

Ângela Morgado refere que há ainda outros benefícios esperados, “tais como a recuperação dos habitats, ecossistemas e biodiversidade naquela área, maior potencial para algumas atividades como a produção de cortiça, pinheiro-manso e medronho, e também uma maior resiliência aos fogos, diminuindo-se o risco de incêndio”.

Neste momento, no terreno, decorre já a fase de limpeza das parcelas dos terrenos em recuperação. O arranque do projeto marca também a assinatura de um conjunto de protocolos com a Altri, APA-ARH do Algarve e com a Região de Turismo do Algarve. O objetivo é a expansão do projeto “Plantar Água” para outros territórios.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ambientalistas e Coca Cola lançam projeto “Plantar Água” no Algarve

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião