Metro de Lisboa adjudica à Teixeira Duarte nova obra de expansão da rede por 19,5 milhões

A terceira empreitada para obras do prolongamento das linhas amarela e verde do Metro de Lisboa prevê um investimento de 19,5 milhões e foi atribuída ao consórcio da Teixeira Duarte e Somafel.

O Metropolitano de Lisboa anunciou a adjudicação do terceiro contrato de empreitada do plano de expansão da rede, para o prolongamento das linhas Amarela e Verde, num investimento de 19,5 milhões de euros. A obra foi adjudicada ao consórcio da Teixeira Duarte e Somafel.

A empreitada cuja adjudicação foi aprovada a 1 de outubro prevê a “construção dos toscos, acabamentos e sistemas no âmbito da concretização do Plano de Expansão do Metropolitano de Lisboa – Prolongamento das linhas Amarela e Verde (viadutos Campo Grande –Lote 3)”, explica em comunicado, a empresa de transporte público.

“O prazo de execução desta empreitada é de 698 dias de calendário, contados da data da respetiva consignação, que só poderá ocorrer após obtenção de visto prévio do Tribunal de Contas“, concretiza ainda o Metropolitano de Lisboa.

Em causa está uma empreitada, cujo concurso foi lançado em janeiro de 2020, que integra-se no “Plano de Expansão do Metropolitano de Lisboa – Prolongamento das Linhas Amarela e Verde (Rato – Cais do Sodré)”, tendo esta sido “adjudicada à Teixeira Duarte, Engenharia e Construções, S.A. / Somafel, Engenharia e Obras Ferroviárias, pelo preço contratual de 19.497.608,44 euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor”.

A empresa assinala que a assinatura do contrato ocorrerá ” decorridos os prazos legais e a tramitação subsequente, nos termos do regime fixado no Código dos Contratos Públicos”.

O investimento total previsto para esta fase de expansão do Metropolitano de Lisboa é de 210,2 milhões de euros, cofinanciado em 127,2 milhões pelo Fundo Ambiental e em 83 milhões pelo Fundo de Coesão, através do POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Metro de Lisboa adjudica à Teixeira Duarte nova obra de expansão da rede por 19,5 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião