Catarina Martins acusa Governo de não querer negociar orçamento

  • ECO e Lusa
  • 4 Outubro 2020

A coordenadora dos bloquistas remete nomeadamente para o aumento do salário mínimo e das vagas especializadas para o Serviço Nacional de Saúde.

Catarina Martins lançou críticas ao Governo este domingo, questionando a sua disponibilidade em negociar alguns dossiês que o Bloco de Esquerda (BE) considera essenciais para a viabilização do orçamento para 2021. A coordenadora dos bloquistas remete nomeadamente para o aumento do salário mínimo e das vagas especializadas para o Serviço Nacional de Saúde. Falou ainda na urgência que existe relativamente a “uma investigação pública e independente” em torno da Lone Star e do Novo Banco.

“O Governo não tem querido negociar estes dossiês“, assumiu Catarina Martins, perante os jornalistas à saída da reunião da mesa nacional do partido ao fim da tarde deste domingo, falando num “impasse negocial em questões fundamentais”.

“Como é que é possível aceitarmos que o PS considere um problema político que o BE queira algo tão simples como o aumento das vagas especializadas para garantir que o Serviço Nacional de Saúde tem mais médicos perante a pandemia?”, exemplificou Catarina Martins.

Já questionada sobre o compromisso assumido pelo Governo de não fazer qualquer empréstimo público ao Fundo de Resolução para financiar o Novo Banco em 2021, Catarina Martins considerou que não é uma verdadeira solução.

“O que o Governo nos apresenta não é ainda uma solução, é uma espécie de truque”, criticou, considerando que se for o Fundo de Resolução a pagar ao Novo Banco haverá sempre custos para o erário público.

Questionada se o BE “chumbará” o próximo Orçamento caso o Governo não aceite ir mais longe nesta matéria – o partido propõe a capitalização direta do Novo Banco pela banca -, Catarina Martins nunca respondeu de forma clara.

“Estamos muito empenhados em criar soluções, e eu não vou começar a cenarizar impossíveis porque estamos a trabalhar para o que é possível”, disse.

Ainda assim, a líder do BE acrescentou que “ninguém compreenderia que o PS criasse uma crise política porque quer dar dinheiro à Lone Star [detentora da maioria do Novo Banco] sem investigar sequer o que se está a passar”, argumentando que existe uma “ampla maioria” no parlamento para que seja feita uma investigação independente.

“Resta uma semana até à apresentação do Orçamento do Estado, esta será uma semana de esforço para superação deste impasse”, afirmou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Catarina Martins acusa Governo de não querer negociar orçamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião