Covid-19 pode espalhar-se através de partículas em suspensão no ar

O CDC norte-americano admite que os contágios da Covid-19 podem ocorrer através de pequenas partículas que ficam em suspensão no ar, em certos espaços fechados "com uma ventilação desadequada”.

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos da América (EUA) reviu a sua avaliação sobre a transmissão do novo coronavírus, admitindo agora que os contágios da Covid-19 podem ocorrer através de pequenas partículas que ficam em suspensão no ar.

Esta “reviravolta” vai ao encontro das preocupações expressas por vários especialistas de saúde pública sobre a transmissão do vírus SARS-CoV-2 pelo ar. Numa orientação publicada esta segunda-feira, o organismo explica que há evidências de que “algumas infeções podem ser propagadas pela exposição ao vírus em gotículas e partículas que podem permanecer no ar durante minutos ou horas“, notando que “as pessoas com Covid-19 parecem ter infetado outras” que estavam a mais de 1,8 metros de distância.

De acordo com o CDC, estes contágios ocorreram em espaços fechados “com uma ventilação desadequada”, sendo que, por vezes “a pessoa infetada tinha uma respiração mais forte, por exemplo ao cantar ou ao fazer exercício”, lê-se na página oficial do organismo norte-americano.

Esta atualização acontece cerca de um mês depois de a mesma entidade ter eliminado uma publicação sobre a transmissão da Covid-19 por considerar que a maneira como estava redigida poderia induzir os leitores em erro, permitindo a interpretação de que a principal forma de contágio da Covid-19 seria pelas partículas que ficam em suspensão no ar. Nesse sentido, o CDC norte-americano ressalva que tossir, espirrar ou respirar para cima de outra mantém-se como as principais formas de contágio da doença.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Covid-19 pode espalhar-se através de partículas em suspensão no ar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião