Pacto de Estabilidade vai continuar suspenso em 2021

  • ECO
  • 6 Outubro 2020

"O Pacto de Estabilidade e Crescimento está suspenso em 2021, mas prevê-se uma recuperação" da economia, diz Paolo Gentiloni.

Os países da União Europeia vão poder gastar o que precisarem no próximo ano, sem se preocuparem com o incumprimento das regras orçamentais. O Pacto de Estabilidade vai continuar suspenso em 2021 para fomentar a recuperação da crise provocada pelo novo coronavírus.

A garantia foi dada pelo comissário de Economia da União Europeia, Paolo Gentiloni. “O Pacto de Estabilidade e Crescimento está suspenso em 2021, mas prevê-se uma recuperação” da economia, disse Gentiloni após a reunião do Eurogrupo, citado pelo ElEconomista (conteúdo em espanhol).

“Na semana passada, enviámos uma carta aos ministros das Finanças da União Europeia a dar orientações para a preparação dos orçamentos de cada país para 2021. A cláusula que suspende a disciplina orçamental da UE manter-se-á ativa em 2021“, disse, lembrando que as políticas devem “continuar a apoiar a recuperação”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pacto de Estabilidade vai continuar suspenso em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião